Ver A Cidade: Acadêmicos da Unioeste realizam fiscalização in loco de obras públicas em Cascavel

No mês de julho, acadêmicos e professores do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que fazem parte do projeto Ver a Cidade, realizaram a fiscalização in loco de duas obras públicas no município de Cascavel. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), via universidades estaduais, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR).

Para a fiscalização in loco, o grupo foi dividido em duas equipes, cada uma com oito pessoas, sendo uma responsável pela fiscalização de uma escola municipal e a outra responsável por um ginásio poliesportivo. Antes da efetivação da atividade, a equipe se reuniu para traçar estratégias para as etapas de mediação, utilizando como referência o último boletim de mediação e a curva ABC (método de análise que envolve a categorização de itens com base em seu valor), que possibilitou identificar os itens de custos considerados mais relevantes das duas obras.

Já no local da fiscalização, as equipes foram recebidas pelos executores e pelos fiscais das obras, que forneceram acesso às áreas necessárias para a fiscalização. Os grupos utilizaram equipamentos de medição e fizeram registros fotográficos para documentar visualmente o progresso das obras. Os projetos também foram utilizados para identificar se o que estava executado estava em conformidade com os projetos.

Após a análise in loco, os acadêmicos voltaram à instituição para comparar minuciosamente os dados coletados com o último boletim de mediação. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Vania Nogueira do Nascimento Peres, a fiscalização agrega resultado tanto ao município quanto aos acadêmicos da Unioeste. “Esta fiscalização não só garantiu a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, mas também proporcionou uma rica experiência de aprendizado para os envolvidos”.

Isso porque os estudantes tiveram a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em um contexto prático, o que reforçou seu entendimento sobre técnicas de medição e fiscalização de obras. Além disso, a experiência ensinou a importância da colaboração e da divisão de tarefas para alcançar um objetivo comum.

Ainda durante a vivência, os professores puderam guiar os estudantes em um ambiente real, oferecendo orientação prática e ajustando o ensino teórico às necessidades do campo. A experiência permitiu aos professores fornecer feedback imediato, aprimorando a aprendizagem dos estudantes e promovendo uma visão mais ampla dos desafios enfrentados na verificação da conformidade de obras públicas.

Ver A Cidade

O projeto Ver a Cidade busca estimular os alunos de Engenharia de universidades públicas estaduais a auxiliarem o TCE-PR na fiscalização de obras paralisadas nos municípios paranaenses.