Laboratório de Computação Gráfica da Unioeste realiza testes com tecnologias assistivas para deficientes visuais

Um projeto de pesquisa sobre tecnologias assistivas para deficientes visuais, desenvolvido no Laboratório de Computação Gráfica por alunos do curso de Ciências da Computação, passou por testes com tecnologias imersivas na sexta-feira (15). Para isso, contou com Ivan José de Pádua, deficiente visual e Assessor de Igualdade e Promoção Social da Unioeste.

Por meio de dispositivos de realidade aumentada e graças ao uso da inteligência artificial, foram realizados testes com dois diferentes equipamentos capazes de gerarem audiodescrições de cenas. Um deles consiste em capturar fotos solicitadas pelo usuário e consequentemente gerar uma descrição por som e o outro é um óculos de realidade virtual que gera instantaneamente audiodescrições do local.

O projeto conta com parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialmente pelo prof. João Marcelo Texeira, e o laboratório de tecnologias chamado Voxar. Os primeiros experimentos foram executados durante a participação da Unioeste no Summit Iguassu Valley, maior evento de inovação realizado por voluntários no Brasil.​

Segundo um dos coordenadores do projeto, prof. Dr. Claudio Roberto Marquetto Mauricio, a iniciativa integra os estudos de computação visual aplicada com tecnologias de acessibilidade para a sociedade. “A reação da comunidade nos levou a perceber que mais do que pesquisa, precisamos fazer uma entrega técnica. Por meio do trabalho voluntário dos alunos, a Cooperação da UFPE e a boa vontade do Ivan que está auxiliando no aprimoramento do projeto e tudo isso somado à paixão pela ciência e a vontade de ajudar o próximo”, afirmou.