Curso de Geografia da Unioeste participa do VIII Congresso Brasileiro de Geógrafas e Geógrafos

Estudantes e professores do curso e pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon, participaram do dia 07 a 12 de julho, do VIII Congresso Brasileiro de Geógrafas e Geógrafos, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Com o tema “Geografando para construir o Brasil” em sua oitava edição, o evento celebrou os 90 anos de fundação da Associação dos Geógrafos Brasileiros - AGB. A Caravana da Unioeste foi formada por 18 pesquisadoras e pesquisadores que trouxeram nas malas pesquisas e resultados das suas preocupações geográficas.

Para o professor e coordenador do curso de Geografia da Unioeste, Bruno Campos, a geografia brasileira e a AGB se colocam historicamente como atores fundamentais na produção científica e comprometida com as necessidades sociais e a transformação social no Brasil. “Neste processo, ao longo dos tempos, e em especial nas últimas décadas, a AGB consolidou-se como um espaço plural, democrático e crítico, onde diferentes vozes e perspectivas encontram acolhimento e podem contribuir para a construção de uma Geografia engajada com as lutas sociais e os desafios da construção de um Brasil mais justo”, diz.

“Em nosso retorno para Marechal Cândido Rondon, trouxemos enriquecimento teórico e prático para conclusão das pesquisas e tarefas de mobilização científico-política para superar desafios urgentes, como por exemplo o enfrentamento das contra reformas educacionais e as questões de qual é lugar da Geografia neste cenário de ajustes da reestruturação do capitalismo e de produção de um conjunto amplo de dificuldades às pessoas. Agradecemos todo o apoio disponibilizado pela Direção de Campus, na figura do professor Emerson Fey, e da reitoria, que nos auxiliou por meio da Pró-Reitoria de Extensão”, finaliza.

Alexsander Marques