Alexandre Webber é eleito novo presidente da Apiesp

Reitor da Unioeste estará à frente da Associação das Instituições de Ensino Superior Público do Paraná durante gestão 2024/2026

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), uma das mais importantes do segmento no Brasil, tem um novo presidente: Alexandre Almeida Webber, reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) assume o cargo e mantém o compromisso de seguir com o diálogo e defesa dos interesses das instituições junto ao Governo Estadual, municípios e toda sociedade paranaense, tendo como premissa a valorização e o respeito ao Ensino Superior público.

Ao ser escolhido para estar à frente da Apiesp, Webber entende a responsabilidade de seguir dando visibilidade ao poder transformador que as universidades possuem perante a sociedade “Um dos grandes desafios da universidade pública é estar próximo da população e fazer a diferença na sociedade, é realmente uma honra representar a Apiesp, juntamente com a diretoria e nossos colegas reitores, justamente nesse papel de lutar e dar visibilidade ao ensino público, gratuito e de qualidade".

Webber, foi eleito por aclamação e se torna sucessor do então presidente, Miguel Sanches Neto, reitor da UPEG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) para gestão 2024/2026. Também está formada a nova diretoria executiva, sendo vice-presidente, Leandro Vanalli, reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tesoureiro Fabio Hernandes, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Alexandre Webber tem um histórico de vida na Unioeste, foi acadêmico da primeira turma de Odontologia e participou ativamente do processo de implantação do curso, como líder estudantil. Tem especialidade em Saúde da Família pela Unioeste, é mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Estomatopatologia na FOP/Unicamp. Fez carreira como docente na Unioeste desde 2002, coordenador do curso de odontologia entre 2006 e 2010, diretor do campus de Cascavel por dois mandatos de 2012 a 2019, eleito reitor pela gestão 2020/2023 e reeleito 2024/2027.

Sobre a Apiesp

A Apiesp foi fundada em 7 de julho de 1994 e tem sede em Curitiba. No seu estatuto, entre outras finalidades, visa congregar as Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais do Paraná, no sentido de fortalecê-las como instâncias da sociedade civil, capazes de interferir na definição da política de ensino superior paranaense; e promover a união das instituições públicas estaduais de ensino superior do Paraná na defesa dos seus interesses e em benefício da sociedade e da população.

Cruep

Junto com a presidência da Apiesp, Alexandre Webber, também assume o Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná (Cruep), que tem como finalidade acompanhar e promover a articulação entre as instituições que integram e se relacionam com o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, para elaboração de programas e projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, com foco no desenvolvimento regional sustentável, levando em conta aspectos acadêmicos, tecnológicos, culturais, sociais e econômicos.