Francisco Beltrão: Núcleo Maria da Penha da Unioeste e entidades lançam projeto Paz em Casa

Na última semana, o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão, a equipe da Patrulha Maria da Penha do 21º Batalhão de Polícia Militar e a Secretaria Municipal da Mulher de Francisco Beltrão, realizaram o evento de abertura do Projeto ‘Paz em Casa’, iniciativa que faz parte do Programa Operação Mulher Segura da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná.

O Projeto Paz em Casa tem como intuito conscientizar os jovens quanto ao tema violência doméstica, onde serão ministradas, pela equipe policial da Patrulha Maria da Penha, palestras aos jovens matriculados nos colégios estaduais e particulares da cidade de Francisco Beltrão, com idade entre 14 e 18 anos, período em que a maioria iniciam relacionamentos afetivos ou, até mesmo, vivenciam a violência doméstica em suas residências.

Fernanda Bora, policial militar e estudante do curso de Direito da Unioeste comenta que a finalidade do projeto é reduzir os índices dos crimes relacionados à violência doméstica na cidade de Francisco Beltrão. “Com isso, obtendo um resultado a curto e longo prazo, através da conscientização dos jovens sobre essa problemática, para que tenham ações corretivas e fomentem mudanças sociais em prol da segurança e proteção das mulheres”, diz.

Para a profissional é uma satisfação enorme poder realizar um trabalho como este no município. “A esperança de modificar a realidade das famílias que vivenciam a violência dentro dos lares é o que nos move, por isso mantemos fortalecido o trabalho em conjunto para que diversos setores possam contribuir e tentar diminuir esses dados, além de acolher e proporcionar melhores condições às mulheres vítimas de violência doméstica. Saber que nosso trabalho contribui para uma realidade mais favorável futuramente, através de uma reeducação social, conscientização dos jovens, e levar informações para aqueles que talvez não tenham conhecimento na área, nos motiva a criar projetos como este”, finaliza.

A coordenadora do NUMAPE da Unioeste de Francisco Beltrão, Andréa Regina de Morais Benedetti, menciona que é uma satisfação ser parceira no Projeto Paz em Casa. “O Núcleo Maria da Penha presta atendimento jurídico e psicológico às mulheres, mas reconhece a importância da prevenção, sobretudo pela educação. Assim, ao trabalhar a questão da violência doméstica nas escolas o projeto amplia a efetividade da Lei Maria da Penha. O NUMAPE prestará apoio técnico na produção de material informativo para distribuição nas escolas e ações de visibilidade do projeto”, comenta.

O ato de lançamento do projeto, contou com a presença dos estudantes da Unioeste, do Colégio Estadual Mário de Andrade, a secretária municipal do Emprego, Mulher e Bem-estar Social, Flaviana Tubin, o subcomandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, Major José Batista dos Santos, a coordenadora do Núcleo Maria da Penha (Numape/Unioeste), Andréa Benedetti, a juíza de Direito, Janaina Monique Zanelatto Albino, a delegada da Delegacia da Mulher, Suelen Pagno, entre outras autoridades que prestigiaram o evento.

Alexsander Marques