Central de Notícias

Unioeste realiza parceria com Universidade japonesa

Visita aos laboratórios, exposição da cidade e troca de experiências entre as universidades marcam a tarde de Sexta-feira no Campus de Toledo.

Entre as visitas da delegação da Kyoto Prefectural University (KPU) à Unioeste, no dia 5 de julho de 2024, o campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estava no roteiro.

Após a visita na Universidade, foi apresentado um panorama geral da região e da cidade de Toledo, bem como os cursos de graduação e pós-graduação do campus pela diretora geral, profa. Dra. Patrícia Sala Battisti. Além disso, o professor Dr. André Freire Cruz, professor associado da Universidade de Kyoto, proferiu uma palestra intitulada "Sustentabilidade na Produção de Alimentos: Perspectivas no Japão e no Brasil".

Durante o evento, foi destacado o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, apresentado pelo coordenador, prof. Dr. Edson Antonio da Silva, e o Grupo de Pesquisa em Engenharias Sustentáveis, cuja exposição foi conduzida pela profa. Dra. Mônica Lady Fiorese. Essa visita começa a consolidar uma parceria entre a KPU e a Unioeste, visando o desenvolvimento conjunto de projetos e futuros intercâmbios culturais e acadêmicos entre as duas instituições. As negociações iniciaram em março de 2023, mediadas pela SETI e Fundação Araucária, e progrediram ao longo do ano, culminando na visita da professora Mônica Fiorese e do reitor, Alexandre Webber, a diversas universidades japonesas em novembro de 2023, onde identificaram afinidades nos projetos de pesquisa.

Em entrevista, a professora Mônica comenta sobre o intuito do evento e os objetivos a serem atingidos. “Hoje a gente encerrou aqui mostrando para eles o que nós viemos desenvolvendo em conjunto com as empresas e o que a gente acha que é necessário para a nossa região, para melhorarmos a qualidade de vida das pessoas, para que as nossas empresas possam inovar, e que a universidade possa participar em conjunto dessas ações, porque a gente entende que o nosso conhecimento aqui dentro pode gerar grandes possibilidades de novos negócios para as empresas, e, principalmente, para melhorar a sociedade como um todo. Então a nossa missão com o Japão foi potencializada em função disso, principalmente voltada à sustentabilidade”.

Possibilidades

Os planos são enviar estudantes de graduação e pós-graduação para estudar no Japão por um semestre. A iniciativa visa promover a internacionalização das universidades paranaenses.

Já sobre sua visita às universidades, o prof. André ressalta: “Foi uma experiência fantástica, fiquei impressionado com o envolvimento delas (as instituições), com relação às ciências agrárias, à agricultura e produção de alimentos, o quão forte eles são, principalmente comparado a outras regiões do país. A gente espera poder retribuir essa visita que eu estou fazendo a essas instituições, no sentido de, daqui para frente, a gente conseguir fomentar esse desenvolvimento e que ambas as partes sejam beneficiadas”. André diz também ter ficado muito feliz com a receptividade da comunidade japonesa com a parceria, já que a diretora cultural da Associação Cultural e Esportiva de Toledo (CEATO), Helena Shibata, esteve presente.


Por Júlia Bolzan Cogo Novello

Estagiaria na Assessoria de Comunicação Social da Unioeste - Campus de Toledo

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.