Central de Notícias

Francisco Beltrão: Curso de Direito integra os novos acadêmicos em recepção de calouros

A primeira semana de julho foi marcada pela recepção de calouros no curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão. Com o objetivo de integrar os novos acadêmicos, o dia contou com diversas atividades de apresentação do curso e estrutura.

Idealizada pela coordenadora do Projeto Diálogo LGBTrans, professora Melissa Barbieri de Oliveira, e pela professora Daniele Prates Pereira, coordenadora do Projeto Laços, a recepção de calouros serviu para os estudantes ingressantes conhecerem toda a estrutura da Universidade, do curso, bem como professores e demais acadêmicos.

Segundo a professora Melissa, o curso estava desde a pandemia sem realizar esse tipo de atividade, e foi muito importante retomar a tradição. “Além de, principalmente, integrar os ingressantes com as outras turmas com o diferencial de trazermos egressos do curso para dialogar com eles. A intenção foi fazer algo mais descontraído, e deu muito certo, foi bem bacana”, diz Melissa.

Na ocasião, os integrantes do Centro Acadêmico se apresentaram, os professores falaram sobre suas disciplinas e demais projetos de pesquisa e extensão, a atlética do curso de Direito se apresentou e foi feito um bate-papo com egressos do curso que já estão no mercado de trabalho. Além disso, o dia contou com uma mini festa julina e lanche compartilhado.

Um dos egressos presentes foi Diekson Brain Ribeiro, formado pela Unioeste em 2020. Segundo o advogado, estar novamente na Universidade trocando experiências com calouros e acadêmicos fez passar um filme pela cabeça sobre sua época de faculdade, quando conhecia as áreas do Direito. “Às vezes era de uma conversa com um veterano ou com um próprio colega, com alguém que fazia estágio ou trabalhava em outro lugar, que a gente acaba conhecendo algumas características e aspectos, seja de instituições públicas, ali no poder judiciário, ministério público, ou mesmo na defensoria pública, ou até na advocacia privada, ou outras atuações, seja administrativa, que o profissional de direito pode fazer”, explica Diekson.

Além disso, o egresso enxerga a oportunidade como muito produtiva aos calouros, pois criar uma rede de contato com acadêmicos e egressos pode ser um suporte na vida acadêmica. “É nessa troca de experiências que quem já passou pelos bancos da Unioeste, conhece um pouquinho da angústia, da insegurança, ou das dúvidas, que quem está passando agora tem. Então acho que esclarece muito e indica possíveis caminhos. Essa fala de egressos, de pessoas que já estão adiante, é muito esclarecedor para quem está na Universidade. E ainda indicar que essas pessoas também fizeram parte dessa comunidade universitária, para que os acadêmicos, eventualmente, mais para frente tiverem alguma dúvida, precisando de alguma coisa, olha aquela pessoa sabendo que pode ir até ela tirar alguma dúvida, dizer alguma coisa, é muito interessante essa rede de contatos, que essa conversa entre calouros, acadêmicos e egressos proporciona”.

Assim como conhecer as áreas do direito e conversar com egressos que já estão no mercado de trabalho, estar por dentro da dinâmica e de toda a estrutura do curso e Universidade é essencial para a vida acadêmica. “Estas atividades são importantíssimas, pois conhecer a universidade é essencial para os calouros, pois permite que se familiarizem com o ambiente, aproveitem melhor os recursos disponíveis e se integrem à comunidade acadêmica desde o início”, explica a coordenadora de Direito do campus de Francisco Beltrão, Marta Botti Capellari.

Direito Unioeste

Neste ano, os cursos de direito dos campi de Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistaram o Selo de Qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Recomenda. A 8ª edição do Selo de Qualidade da OAB teve como tema “O fortalecimento da advocacia brasileira a partir do ensino jurídico de excelência” e contemplou 198 cursos de Direito de todo o Brasil, ou seja 10% dos cursos foram agraciados com o Selo.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.