Marechal Cândido Rondon: Projeto de extensão oferece bem-estar por meio de atividades aquáticas

O projeto de extensão ‘Atividades aquáticas para comunidade’ da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon, criado em 2022, proporciona saúde e bem-estar à comunidade por meio do ensino de atividades aquáticas, que acontecem no campus da instituição.

As atividades desenvolvidas no projeto estão embasadas no conhecimento de que o desenvolvimento das habilidades aquáticas vai além da aprendizagem dos quatro estilos tradicionais de nado. Envolve a adaptação ao meio aquático, para que as pessoas possam ter uma formação mais plena de suas possibilidades, aproveitando as características do meio aquático com segurança e alegria.

O projeto tem como objetivo propiciar o conhecimento do ambiente aquático e do ambiente de ensino entre os participantes do projeto, motivar o gosto e a possibilidade de se expressar no elemento líquido, desenvolver e aprimorar as habilidades de respiração, equilíbrio/sustentação e propulsão na água, aprimorar o contato social entre os participantes do projeto por meio da realização de diferentes atividades lúdicas e de recreação, promover também a saúde a partir da realização de exercícios físicos devidamente planejados e executados por um profissional de Educação Física responsável e desenvolver a troca de conhecimento entre universidade e comunidade.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, Profa. Veronica Piovani, a proposta de ensino está baseada em três fases: “A adaptação, os deslocamentos autônomos e ativos, e os deslocamentos coordenativos e construtivos. No caso das hidroginásticas, as aulas buscam o condicionamento físico por meio de distintos exercícios que aproveitam a resistência da água como sobrecarga, causando pouco impacto nas articulações”, diz.

Para a estudante do 2º ano do curso de Educação Física da Unioeste, Kaiane Bizio Aníbal, que acompanha de perto as atividades tanto de natação como de hidroginástica, as trocas de experiências com os alunos e professores é motivo de orgulho. “Não consigo mensurar a experiência que alcancei durante o projeto, tanto pessoal como profissional. O acolhimento por parte dos alunos e professores foi muito importante para o desenvolvimento das atividades durante o projeto”, comenta.

As aulas acontecem duas vezes por semana e tem um custo de R$ 240,00 reais por trimestre. Os valores das matrículas são recebidos pela Fundação Universitária do Campus de Marechal Cândido Rondon (Fundecamp).

Para mais informações sobre disponibilidade de vagas e horários, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (45) 3284 7857 das 8h às 14h ou pelas redes sociais @natação.unioeste

Alexsander Marques