Ex-aluno da Unioeste coordena primeiro Laboratório de Hidrogênio Verde no Paraguai

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, Víctor Rivarola, está à frente do projeto do primeiro Laboratório de Hidrogênio Verde no Paraguai, uma parceria entre Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu Paraguai (PTI Paraguai).

No momento estão sendo adquiridas tecnologias da empresa alemã H2 Core Systems para a implantação do laboratório. As tecnologias serão utilizadas para pesquisas sobre produção e utilização de Hidrogênio Verde e formação de recursos humanos.

Víctor Rivarola, chefe do Laboratório de Tecnologias de Baixo Carbono, comenta que seu período no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Unioeste é uma das etapas a mais na sua formação profissional, assim como também seu passo pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR). “Todas essas etapas me deu a oportunidade de retornar para o Paraguai com um alto nível de formação e me permite contribuir em diferentes estágios do desenvolvimento da economia do hidrogênio no país, como a discussão da lei para sua implementação, a formulação das normativas nacionais e a prospecção de projeto de impactos para o PTI-PY e o país”, diz.

O profissional expressa ainda que com as tecnologias que estão sendo adquiridas, estudantes e profissionais paraguaios terão a oportunidade de conhecer a produção e o uso do Hidrogênio Verde. “Desta forma o país dispõe de um recurso humano com as competências e conhecimentos específicos que serão exigidos pelas novas indústrias que se pretendem estabelecer no país, além de promover atividades de investigação e desenvolvimento para a inovação no domínio da transição energética e da descarbonização”, comenta.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Unioeste, Edgar Manuel Carreño Franco, casos como o de Victor, assim como de outros egressos que atualmente participam do setor acadêmico e produtivo em outros países, especialmente no Paraguai e Argentina, demonstram o comprometimento da Unioeste com o desenvolvimento da região da Tríplice Fronteira.

Com o Laboratório de Hidrogênio Verde o país vizinho visa ter as tecnologias necessárias para a produção, purificação, armazenamento e utilização de hidrogênio, o que permitirá a possibilidade de realizar atividades no diferentes etapas da cadeia produtiva do gás e assim acelerar o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono no Paraguai, tendo em conta a versatilidade da utilização do hidrogénio nas diferentes atividades económicas fundamentais para alcançar a descarbonização do planeta.

Legenda: Egresso da Unioeste, Victor Rivarola (de camisa cinza na imagem) coordena o primeiro Laboratório de Hidrogênio Verde no Paraguai.

Alexsander Marques