Marechal Cândido Rondon: Projeto de extensão oferece formação para o primeiro emprego

O projeto de extensão ‘Formação para o Primeiro Emprego’, vinculado ao curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento humano como também das habilidades técnicas e comportamentais dos jovens do ensino médio público, ainda proporcionar a formação cidadã de acadêmicos da Unioeste, promovendo o desenvolvimento de competências aos jovens para o ingresso e manutenção no mercado de trabalho.

Desde a sua implementação, o projeto de extensão já atendeu mais de 100 adolescentes do ensino médio de Marechal Cândido Rondon e região, oferecendo cursos de formação, palestras informativas focadas em vocação, planejamento pessoal e mundo do trabalho, oficinas práticas e visitas técnicas.

O projeto busca sensibilizar os jovens do ensino médio público sobre a importância da formação contínua, para tanto, conta com apoio de professores e acadêmicos da Unioeste e convidados da comunidade externa para sua realização, sendo ofertado gratuitamente e com certificado de participação.

Para a coordenadora do projeto, Prof. Dr. Cinara Kottwitz Manzano Brenzan, a interdisciplinaridade está presente no projeto, oferecendo aos jovens uma preparação abrangente para o mercado de trabalho. “Promovendo a colaboração entre diversas áreas do conhecimento, permitindo aos alunos explorar múltiplas disciplinas e perspectivas entendendo como elas se interligam no ambiente profissional. Esta abordagem reflete a demanda atual por profissionais que pensam criticamente, são criativos na resolução de problemas e eficazes em equipes multidisciplinares. Preparando os jovens não só para o primeiro emprego, mas para uma carreira futura, contribuindo para uma sociedade mais inovadora e adaptável”, diz.

Segundo a estudante que fez parte do projeto, Kelly Torquato, a qualidade do conteúdo, a clareza das explicações e o suporte contínuo foram fundamentais para o aprendizado. “A abordagem didática e a relevância dos tópicos abordados contribuíram significativamente para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. Estou ansiosa para aplicar os conhecimentos adquiridos. Agradeço a equipe do projeto pela paciência e dedicação em responder às nossas dúvidas e proporcionar um ambiente de aprendizado e práticas tão enriquecedoras”, comenta.

Já o estudante do projeto, Matheus Andrade, afirma que foi uma experiência gratificante participar da iniciativa de extensão. “Foi um período muito importante para mim e para os demais, desenvolvemos tanto socialmente quanto financeiramente, o que ajuda muito para o futuro de todos”, menciona.

Alexsander Marques