Unioeste se destaca no Ranking Mundial de Universidades Comprometidas com os ODS da ONU

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) continua a figurar entre as universidades mais comprometidas globalmente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), conforme o University Impact Ranking divulgado em 1º de junho de 2024 pela prestigiada revista inglesa Times Higher Education (THE).

Os ODS representam uma agenda global de ações estabelecidas pela ONU para serem alcançadas até 2030, incluindo: Erradicação da Pobreza; Fome Zero; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.

O ranking THE avalia como as universidades contribuem para esses objetivos, destacando-se em pesquisa, divulgação e governança nos quatro eixos dos ODS: social, ambiental, econômico e institucional. Este ano, foram avaliadas 1.963 instituições de 125 países, um aumento significativo de 447 universidades em comparação ao ano anterior.

Apesar da concorrência acirrada e do aumento no número de participantes, a Unioeste continua a demonstrar seu compromisso com a agenda 2030, sendo uma das instituições brasileiras mais bem posicionadas no cenário global. A Unioeste está entre as seis melhores universidades do Paraná, figurando no top 10 nacional em cinco dos 17 ODS, e ocupa a faixa de posição entre 801-1000 no ranking mundial. A universidade se destaca em várias metas específicas dos ODS:

• ODS 2: Fome Zero - posição 101-200 no mundo e 7ª no Brasil.
  • ODS 6: Água Potável e Saneamento - posição 301-400 no mundo e 6ª no Brasil.
  • ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis - posição 401-600 no mundo e 7ª no Brasil.
  • ODS 14: Vida na Água - posição 201-300 no mundo e 6ª no Brasil.
  • ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação - posição 401-600 no mundo e 6ª no Brasil.

Estes resultados demonstram o progresso significativo da Unioeste em áreas cruciais para o desenvolvimento sustentável, reafirmando seu papel como um agente ativo de transformação social e ambiental.

Os desafios para a Unioeste permanecem, como garantir que toda a comunidade universitária - incluindo estudantes, professores e administradores - esteja engajada com as metas dos ODS. A universidade tem investido em integrar esses objetivos em projetos de pesquisa e extensão, realizar eventos e palestras, e promover parcerias com outras instituições, organizações da sociedade civil, empresas e governos.

A implementação eficaz dos ODS na Unioeste traz diversos benefícios, como a promoção do desenvolvimento sustentável, melhoria da qualidade de vida da comunidade, fortalecimento da imagem institucional e desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes e profissionais envolvidos. Além disso, contribui para o fortalecimento da governança e gestão universitária, bem como promove a inovação e o empreendedorismo social.

O Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, Rafael Mattiello comenta que: “O compromisso da instituição com a Agenda 2030 destaca sua vocação regional impulsionando o progresso através da educação superior, pesquisas inovadoras e projetos de extensão que buscam gerar melhorias significativas nas áreas socioeconômica, ambiental e na qualidade de vida da comunidade. Esta dedicação ao desenvolvimento sustentável é uma fonte de grande orgulho para todos os membros da nossa comunidade acadêmica.

A Unioeste continua a se destacar como uma instituição comprometida com o futuro sustentável e equitativo, desempenhando um papel fundamental na realização da agenda 2030. Na tabela abaixo encontra-se o resultado alcançado em cada ODS pela Unioeste.

ODS

OBJETIVO SUSTENTÁVEL

POSIÇÃO

Erradicação da pobreza