Francisco Beltrão: Projeto Tecendo a Cidadania realiza reunião com o CRAS de Renascença

Na manhã do dia 13 de junho de 2024, o Projeto de Extensão Tecendo a Cidadania: Geração de Renda Familiar e Combate à Exclusão Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão, financiado pela Fundação Araucária, esteve em reunião com a equipe do Centro de Referência e Assistência Social - CRAS de Renascença, Paraná. O objetivo da reunião foi firmar uma parceria para ministrar oficinas com as mulheres atendidas pelo Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), Cadastro Único, Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A reunião foi uma oportunidade para discutir estratégias e ações para a implementação dessas oficinas, visando promover a inclusão social e a geração de renda para as mulheres da comunidade local.

A programação do projeto inclui motivar as mulheres para processos associativistas, ampliar a compreensão sobre a história de seus locais de vida e os conceitos de gênero produzidos socialmente, bem como o reconhecimento da estrutura da sociedade patriarcal e como essas questões impactam a vida individual, familiar e dos grupos de referência. A médio prazo, o projeto busca promover a produção e geração de renda, além de melhorar as condições de vida dos atores sociais envolvidos no processo.

Na universidade, a pesquisa e a extensão são fundamentais. A produção de conhecimento e o envolvimento com as comunidades fazem parte das ações estratégicas da Unioeste, com políticas e estratégias voltadas para o desenvolvimento regional. A atividade será desenvolvida por meio de módulos de cursos, incluindo Vivência Estética, Cidadania e Direitos Humanos, Oficinas Temáticas, Narrativas e Memórias, Identidade e Produção, Vivência Coletiva e Formas de Associativismo.

O projeto já ministrou oficinas nos municípios de Marmeleiro, Enéas Marques e Francisco Beltrão. Acesse o link e confira os registros das oficinas realizadas pelo projeto: https://online.fliphtml5.com/wfsjp/npcg/#p=1