Professores da Unioeste realizam visitas técnicas em Institutos de Pesquisa na Europa

Os professores do curso de Tecnologia em Aquicultura e Engenharia de Pesca, Aldi Feiden, Altevir Signor, Fábio Bittencourt, Maristela Cavichioli Makrakis e Sérgio Makrakis visitam, de 07 de junho a 01 de julho, diferentes instituições de pesquisas na Europa. Na Espanha, visitarão o Departamento de Ingeniería Agrícola y Forestal (E.T.S.II.AA. de Palencia, Universidad de Valladolid), para integrar ações de intercâmbio e troca de informações e experiências científicas e tecnológicas; na Alemanha, o Instituto Alfred-Wegener, empresas e institutos dentro da área de Aquicultura; e, na República Tcheca, o Instituto de Hidrobiologia, o Centro de Biologia, Laboratórios, Grupos de Pesquisas, empresas do setor para estreitar relações institucionais e ações colaborativas com troca de conhecimentos e experiências científicas entre as diferentes instituições e pesquisadores envolvidos. A visita acontece como parte do projeto ‘Racionalização e Otimização do uso da água na indústria do pescado’, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

O coordenador do projeto, professor Altevir Signor, explica que, por serem pesquisadores focados no desenvolvimento sustentável dos Recursos Pesqueiros e da Engenharia de Pesca, procura-se estruturar meios para promoção das ações dos Programas de Pós-Graduação a que os professores participam e consolidar as linhas de pesquisas envolvidas com a realização destas visitas institucionais. “Aliado a isso, o projeto de pesquisa financiado pela FINEP permite estruturar os laboratórios, planejar e efetivar ações de parcerias institucionais e a Unioeste tem promovido apoio e incentivo aos pesquisadores na busca de melhor qualificá-los para os desafios que emergem” disse o professor.

Daniel Schneider