Clínicas de Odonto da Unioeste atendem PCDs na região Oeste

Quando a produtora rural Lucinéia Santos Soares deu à luz a seu primeiro filho Douglas, no ano de 2004, em Quedas do Iguaçu (a 125 quilômetros de Cascavel) não imaginaria que aquela criança teria que ser cuidada como um cristal. Ela só tinha 16 anos naquele momento e seu primogênito sofreu complicações no parto, o que causou paralisia cerebral severa e, desde então, necessita de atendimento especializado multidisciplinar, incluindo a área de odontologia.

Neste contexto, Douglas, hoje com 20 anos, integra o atendimento especial no Centro de Especialidades (CEO) das Clínicas de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, que faz 120 atendimentos por mês na área.

Lucinéia tem outros três filhos e todos são unidos para dar a Douglas a melhor qualidade de vida possível dentro, amor e afeto, já que todas as suas funções motoras, psicomotoras e os sentidos foram afetados “Ele é muito carinhoso. Sou eu que cuido dele. Ele não fala, só comunica pelos olhos e eu entendo. Eu só consigo fazer o cuidado bucal porque existe a Unioeste, procurei muito e graças a Deus consegui esses profissionais que cuidam tão bem do meu filho. Sozinha eu não conseguiria”, diz a mãe.

Lucinéia e Douglas, madrugam nos dias de atendimento, às segundas e quartas-feiras para chegarem cedo às Clínicas. O trabalho com os PCD’S é feito pelos docentes Maria de Fátima Monteiro Tomazin, Adriano Tomio Hoshi e Marina Berti, especializados na área. No CEO, Douglas é paciente há 12 anos, assim como outros de 25 municípios da região de abrangência da Unioeste.

As Clínicas, que mudaram bastante nos últimos anos, são lugares conhecidos por Douglas. Assim, ele conseguiu manter a saúde bucal, necessária para garantir qualidade de vida e fazer alimentação adequada ao seu quadro.

Douglas é um dos milhares de pacientes atendidos pela Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência (RCPD) no SUS, em todo o País. “Eu procurei vários lugares, não conseguia. Por conta da complexidade da deficiência dele é muito difícil fazer os cuidados. A Unioeste foi uma luz. O atendimento é de qualidade, somos tratados com muito carinho. Nós somos muito gratos a esses profissionais” diz.

A vida de Lucineia, de 36 anos, necessita de superação diária, mas ela carrega em si, gratidão e doçura quando conta a própria história “Quando aceitamos tudo fica mais fácil e graças a Deus existem esses profissionais para nos ajudarem”, menciona.

O atendimento aos PCD é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que oferta atendimento ambulatorial e de internação em diferentes especialidades Centro de Especialidades Odontológicas (CEO.

Nos serviços habilitados para atender essa população, os profissionais tratam os problemas bucais mais comuns, além de dar orientações sobre o uso de meios que facilitem a higienização bucal e que promovam a prevenção de problemas odontológicos. Para isso, além do atendimento humanizado, são utilizadas técnicas de manejo e estratégias de cuidados especiais, como, por exemplo, a técnica “dizer-mostrar-fazer”.

No CEO são realizados serviços de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; tratamento endodôntico (canal); periodontia especializada (tratamento de gengiva); cirurgia oral; atendimento às pessoas com deficiência ou portadores de necessidades especiais permanentes ou provisórias (como gestantes, por exemplo), entre outros. Estes procedimentos permitem a salvação de muitos dentes que seriam extraídos.

Na Unioeste, os serviços são geridos pelo Ambulatório de Odontologia das Clínicas. “Para nós é muito importante e gratificante colaborar com essa área da saúde, que dá mais qualidade vida às pessoas portadoras de deficiência”, diz coordenadora do Ambulatório.

Para atender os PCDs são destinadas cadeiras odontológicas exclusivas que suprem as necessidades de pacientes com eficiência intelectual, Deficiência física, doenças sistêmicas crônicas, deficiência sensorial, doenças infectocontagiosas, paraplegias, tetraplegias, condições sistêmicas e síndromes e deformidades craniofaciais, entre outros.

O atendimento das clínicas é realizado via Unidade Básica de Saúde (UBS) do município ou bairro de origem do paciente, em Cascavel e na região e, também, nas Clínicas Odontológicas.

Clínicas

Inaugurada em 1999, as Clínica Odontológicas da Unioeste servem de infraestrutura aos cursos de graduação e pós-graduação em Odontologia, onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando tratamento odontológico gratuito, a população de Cascavel e região.

Os agendamentos ocorrem da seguinte forma: na graduação por meio do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde ou outros serviços de saúde município de Cascavel. Maiores informações pelo fone (45) 3220-3241.

As Clínicas estão localizadas à rua Universitária, 2069. Informações no endereço Eletrônico: https://www.unioeste.br/portal/servicos-cascavel/clinica-de-odontologia.

Por Mara Vitorino edição de Thiago Leandro.

Fotos: Victor Hugo Tadiotto.

Legenda

Mãe e filho viajam de Quedas do Iguaçu para atendimento especializado