Central de Notícias

Unioeste participa do Summit Iguassu Valley

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está participando de mais uma edição do Summit Iguassu Valley, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da região. O encontro, que está sendo realizado até o dia 14 de junho, na cidade de Foz do Iguaçu, reúne renomados empreendedores, investidores e startups. E a Unioeste marca presença com uma série de atividades e projetos que demonstraram o seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e o fomento à inovação.  

Durante o Summit Iguassu Valley, a universidade está presente na Mostra Universitária, onde estudantes e pesquisadores têm a oportunidade de expor seus projetos de pesquisa e extensão para os visitantes. Além disso, estão confirmados 107 projetos inovadores relacionados com as temáticas do evento:  agronegócios (38%); turismo (7%); logística (5%), educação (36%), Environmental, Social and Governance (ESG) (6%); e, transição energética (12%). Destes, 41 são projetos desenvolvidos por professores e estudantes da Unioeste.  

O projeto de pesquisa coordenado pela Dra. Fabiana Gisele da Silva Pinto, do curso de Ciências Biológicas, do campus de Cascavel, está sendo exposto no evento e busca avaliar bioativos vegetais associados a nanopartículas biogênicas com atividades biológicas que sejam mais naturais que os produtos sintéticos usados atualmente. “Estamos sintetizando nanopartículas de prata biogênica associadas a extratos de folha de bananeira pelo método de síntese verde e que apresenta poder antimicrobiano, e pode substituir substâncias nocivas à saúde humana em vários produtos”, diz. Ainda de acordo com a professora Fabiana, a nanopartícula é uma matéria-prima que pode ser usada em vários produtos, tem como benefício a baixa toxicidade para células humanas e para o meio ambiente por não produzir resíduos tóxicos. 

Para a estudante do curso de Enfermagem, campus de Foz do Iguaçu, Caroline Vitória da Silva, o projeto: “Os meses e suas cores: campanhas de conscientização para saúde e qualidade de vida”, busca conscientizar a comunidade sobre assuntos relacionados à saúde, ocorrendo mensalmente em diferentes bairros de Foz do Iguaçu. 

O secretario da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Nelson Bona, comenta que o evento celebra a excelência do ecossistema de inovação. “As sete universidades estaduais aqui presentes, representam efetivamente essa vontade do Estado de fazer com que os seus ativos tecnológicos estejam a serviço do desenvolvimento econômico e social do Paraná. Então estar aqui com as universidades, além de representar a hélice da economia no movimento da inovação, representa essa disposição e esse interesse de colocar todos os ativos tecnológicos do estado a serviço da sociedade e do desenvolvimento do estado e do país”, diz.  

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, enfatiza que o Summit Iguassu Valley é extremamente agregador e importante. “A Unioeste está aqui inclusive, auxiliando a SETI na coordenação da mostra universitária. Estamos muitos felizes em ser parceiros e ser uma das grandes universidades que alcançou o conceito máximo no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ao mesmo tempo, sendo uma mola de propulsão do desenvolvimento regional. Essa é a nossa função, a sociedade lutou para que a Unioeste existisse e ver que a Instituição está cumprindo o objetivo pelo qual ela foi criada nos deixa muito felizes”, diz.  

Durante o primeiro dia do evento, o governo do Paraná também assinou um documento de autorização para a contratação de recursos de mais de R$ 5 milhões, por meio do Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação (NAPI), especificamente da região Oeste, no âmbito das chamadas públicas N.º 19/2023 e N.º20/2023. A ação envolve o repasse de recursos financeiros para incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade, e a interação entre os ecossistemas de inovação, o setor produtivo empresarial e a sociedade paranaense, sendo a Unioeste umas das instituições beneficiadas. Na sequência houve a assinatura também de uma parceria estratégica para a área da ciência e tecnologia, consistindo na liberação de recursos de R$ 3 milhões para o NAPI – Paraná Faz Ciência. 

Reconhecimento 

A Unioeste está entre os finalistas para o prestigiado Prêmio Iguassu Valley que acontece durante o Summit. 

Na modalidade 'Inovação em Processos de Negócios', categoria 'Instituições de Ensino e Pesquisa', dos três projetos finalistas, dois são da Unioeste: um da Agência de Inovação Unioeste INOVA (Inovação 360° - Potencializando Impactos), e outro do campus de Marechal Cândido Rondon (Hackathon do Leite). Na modalidade 'Personalidade Destaque em Inovação', categoria 'Instituição de Ensino e Pesquisa', a comunidade universitária da Unioeste comemora o destaque como finalista, da professora Mônica Lady Fiorese, renomada pesquisadora da Instituição. 

O campus de Marechal Cândido Rondon é finalista com o projeto ‘Hackathon do Leite’, evento que movimentou diversas organizações do setor produtivo, com desafios complexos, que puderam ser desenvolvidos durante o evento. Além disso, o evento promoveu a interdisciplinaridade entre alunos das áreas de administração, contabilidade, zootecnia, agronomia, tecnologia da informação, e profissionais de diversas áreas, assim como proporcionou a imersão dos participantes em cultura da inovação. 
 
A participação como finalista no prêmio Iguassu Valley com o projeto ‘Hackathon do Leite’ é muito importante para o reconhecimento de todo o esforço da equipe organizadora do evento, tal como do curso de Zootecnia, curso de Pós-Graduação em Zootecnia, e da Unioeste, onde a cultura da inovação vem sendo uma marca registrada. 

O projeto de transformação de um transportador agrícola, tipo “trator”, originalmente construído com motor a combustão, em um equipamento com motorização elétrica, foi desenvolvido pelo pós-doutorado Félix Augusto Pazuch do programa Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura, em parceria com a empresa Moldemaq, de Jaraguá do Sul. A equipe de pesquisadores (professores e alunos) tem desenvolvido esse projeto dentro do Laboratório de Máquinas Agrícolas, Tratores e Motores (LAMA) e do Laboratório de Tecnologias Sustentáveis e Laboratório de Máquinas Agrícolas, Tratores e Motores (LABTES) da Unioeste.

Já indicação da professora Mônica como 'Personalidade Destaque em Inovação' é um reflexo de sua liderança atuante e influência no campo da inovação. Seu trabalho incansável e exemplar na Unioeste tem inspirado alunos e outros pesquisadores, contribuindo com uma cultura de inovação que transcende os muros da universidade. A dedicação da professora Monica em avançar o conhecimento e a prática da inovação reflete o compromisso da Unioeste com o desenvolvimento regional e nacional, por meio da transferência do conhecido produzido na academia, por diversas formas, à sociedade. 
 
Estas conquistas destacam a Unioeste como uma instituição de vanguarda em inovação, capaz de competir e ser reconhecida em níveis elevados de excelência. A visibilidade proporcionada pela participação na listagem dos finalistas a tão distinto prêmio não apenas eleva o prestígio da universidade, mas também reforça seu papel e 
responsabilidade, como um centro de referência para a pesquisa e desenvolvimento de inovações que podem transformar o cenário nacional. 
 
Os vencedores serão conhecidos nesta quinta-feira (13) de junho, às 18h, durante cerimônia de premiação que integra a programação do evento Summit Iguassu Valley. 

Na última edição a Profa. Dra. Maria da Piedade Araújo, Diretora Executiva da Agência de Inovação da Unioeste, (Unioeste INOVA), recebeu o prêmio Personalidade Destaque em Inovação.  

Assessoria de Comunicação Social 

Alexsander Marques  

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.