Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais do HUOP realiza Simpósio

Começou hoje, segunda-feira (10), e segue até amanhã (11) o III Simpósio Interdisciplinar sobre a reabilitação de Pacientes com Fissura Labiopalatina. O evento é organizado pelo CEAPAC (Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

A intenção é capacitar profissionais da saúde envolvidos na reabilitação de pacientes que ao longo dos últimos 11 anos chegam ao Centro em busca de tratamento. O Simpósio acontece justamente para proporcionar a todos esses profissionais aperfeiçoamento e troca de conhecimentos com profissionais referências no assunto, no total serão 12, de várias regiões do país responsáveis por propagar informação e estudos na área “Nesses dois dias os mais de 170 profissionais inscritos poderão acompanhar inclusive duas cirurgias em tempo real, procedimentos ao vivo. São cirurgias completas, transmitidas do HUOP para o auditório da reitoria”, explica Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo Matos, enfermeira do CEAPAC, que é doutora em Ciências e docente da Unioeste.

Luciana Paula Gregio D”Darce Rodrigues é dra em Ciências e Bióloga Geneticista do Ceapac e afirma que a capacitação desses profissionais é primordial para a elevação do trabalho desempenhado no HUOP “É muita gente em prol de cada paciente, são: nutricionistas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, enfermeiras, psicólogas, extensionistas, dentistas, médicos, geneticistas. enfim, profissionais para cada momento de tratamento que o paciente enfrenta”.

Na programação estão previstas: mesas redondas, bate-papos e palestras.

Sobre o CEAPAC

o CEAPAC comemorou 11 anos de história, e os números comprovam que durante mais de uma década transformou vidas e não só daqui “Já atendemos pacientes de outros países, como Paraguai, Argentina, Venezuela e Haiti, além de todos os pacientes vindo da macrorregião oeste do Paraná, realizamos aproximadamente 97 mil atendimentos e/ou procedimentos ambulatoriais, em 1.902 pacientes. Em todos esses anos, fizemos aproximadamente 580 cirurgias de todas as especialidades", explica a coordenadora do Ceapac, Mariângela Monteiro de Melo Baltazar.

Sobre a Fissura Labiopalatina

De acordo com a literatura especializada no assunto, uma criança a cada 650 nascidas apresenta as chamadas fissuras labiopalatinas, defeitos congênitos mais comuns entre as malformações que afetam a face do ser humano.

No Brasil, existem 28 estabelecimentos de saúde credenciados no SUS  – Sistema Único de Saúde – para esse tipo de atendimento. (Saiba mais acessando o Portal da Saúde do SUS), um deles é o CEAPAC, no Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

Texto: Thiago Leandro