Unioeste realiza palestra sobre educação especial no ensino superior

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Programa de Educação Especial -PEE, campus Cascavel, realizaram nesta semana, uma atividade de internacionalização com Prof. Dr. Guillermo Arias Beatón. O professor, que está no Brasil em atividades na Universidade de São Paulo, proferiu na Unioeste uma palestra sobre Educação Especial no Ensino Superior, onde discutiu o papel e as práticas pedagógicas do professor na formação do sujeito com deficiência.

Guillermo é professor aposentado da Universidad de La Habana – Cuba e já esteve na Unioeste realizando um trabalho de revisão da tradução do livro intitulado “Fundamentos de Defectologia” volume V das Obras Completas de Lev S. Vigotski, junto ao PEE, campus de Cascavel. O livro está disponível na versão pdf no portal da EDUNIOESTE e em versão impressa. Na oportunidade o docente interagiu diretamente com os estudantes de graduação em Psicologia e pós-graduação, bem como docentes de diversas universidades e da educação básica, sobre o papel do professor e sua importância na Educação Especial.

Para a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste, Profª Dra Isaura Monica Souza Zanardini, a vinda do professor faz parte das atividades de internacionalização do programa. “A vinda do Guillermo representa a consolidação de um vínculo que já existe há vários anos e a melhoria da qualidade das pesquisas que os docentes do programa realizam e as teses e dissertações que eles orientam. Ao mesmo tempo, oportuniza o diálogo com outras universidades, possibilitando o estreitamento de relações com as mesmas”, diz.

Neide da Silveira Duarte de Matos, coordenadora do curso de Pedagogia, campus de Cascavel e membra dos grupos de pesquisa em história, sociedade e educação no Brasil – GT da região Oeste do Paraná (HISTEDoPR) e grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Saúde e Psicologia Histórico – cultural (GEPESPHC), articuladora dessa atividade de intercâmbio, menciona que a obra de Vigotski debatida nos encontros, é uma referência muito importante para a orientar a política de educação e a organização do atendimento educacional às pessoas com deficiência na instituição. “Sendo essa uma referência teórico-metodológico que fundamenta todo o trabalho na educação especial há mais de 20 anos no Programa de Educação Especial - PEE da Unioeste”, enfatiza.

Alexsander Marques