Unioeste sedia o XIII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul

Entre os dias 03 e 07 de junho na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, acontece o XII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul - AFHIC, evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia do campus de Toledo, juntamente com a Universidade de São Paulo, Instituto Federal do Paraná e Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Os encontros da AFHIC, têm sido realizados continuamente desde 1998, reunindo filósofos, historiadores e cientistas com o objetivo geral de promover discussões transdisciplinares, em especial entre filosofia e história da ciência, de acadêmicos latino-americanos. Além de reunir pesquisadores de filosofia e história da ciência para apresentação de trabalhos e intercâmbio de experiências, sendo uma oportunidade para a divulgação de estudos que abordam a relevância da história do ensino da ciência.

Para a presidente da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone-Sul, Dra. Sofia Inês Albornoz Stein, a interação de pesquisadores de diferentes países, como realizada nesses encontros tem um papel de enriquecer as diferentes tradições. “O Encontro é uma valiosa oportunidade de integração entre diferentes tradições, nas línguas castelhana e portuguesa. Contribuindo também para a atualização e aperfeiçoamento de cada um de seus associados, em colaboração com outras associações que tenham o mesmo objetivo. Pois a ‘Ciência’ deve ser entendida em sentido amplo, incluindo todas as formas de conhecimento humano”, finaliza.

Nesta edição, o encontro recebe o diretor do Instituto Filosofia, Lógica e Teoria da Ciência da Universidade de Munique, Carlos Ulises Moulines; do diretor científico do CNPQ desde 2023, Olival Freire Jr; o promotor do progresso da Herpetologia em diversos países sul-americanos, Esteban O. Lavilla e a professora honorária do University College de Londres, María José Frápolli Sanz.

Alexsander Marques