Unioeste realiza 1º Encontro de Integração acadêmica Brasil – Colômbia

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, está organizando, junto com Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação – NAPI Alimentos e Território, Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteira e Fundação Araucária, o 1º Encontro de Integração acadêmica Brasil - Colômbia, evento que reúne pesquisadores da Unioeste, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia, Universidad de La Salle e Universidade de Córdoba.

Durante as atividades do encontro estão sendo discutidos a importância da internacionalização, a interculturalidade, metodologias e resultados das pesquisas desenvolvida pelos pesquisadores, como também territórios fronteiriços e futuros programas de pesquisa em conjunto.

Para o professor da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia, Wladmir Mejia Ayala, está sendo muito importante o encontro organizado pelas entidades. “É gratificante visitar e conhecer as experiências brasileiras, desde um lugar que está se criando conhecimento como é o caso da universidade. Nossas expectativas é que através desse intercâmbio os estudantes possam criar uma formação mais sólida e entender melhor as problemáticas que estão sendo vistas tanto na Colômbia como no Brasil”, diz.

Para o professor da Unioeste, Mauro José Ferreira Cury, o objetivo do encontro é trazer uma discussão e interlocução entre os pesquisadores das universidades parceiras. “Essa integração acadêmica é fundamental para que a gente desenvolva novas pesquisas e novos estudos que possam trazer um retorno para a sociedade local”, afirma.

Alexsander Marques