Professora da Unioeste representa o Paraná em União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

Representando o Paraná na União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), a Professora e Coordenadora de Apoio do Gabinete do Reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Drª Janete Ritter, assume uma cadeira na Diretoria de Formação do órgão e, ao mesmo tempo, a Diretoria de Formação da Setorial Paraná.

Cada Estado brasileiro tem uma Diretora de Formação, devidamente eleita, independente de quantos municípios tenha Conselhos Municiais de educação, as quais compõe a nacional. A legislação nacional prevê a criação, minimamente, de conselhos municipais, os quais são órgãos de acompanhamento e/ou sistemas municipais de educação, que normatizam, deliberam, acompanham e são consultivos para a educação. Então é muito importante que a diretoria esteja inteirada da situação do estado, para que estabeleçam seus conselhos municipais de educação.

Pela primeira vez a Unioeste está presente no conselho municipal e na UNCME, o que é muito importante para a universidade. “É importante porque as diretorias de formação são as que devem propiciar formação aos diferentes segmentos dos municípios, assim temos a possibilidade de ampliação do nome da Unioeste e de pessoas que têm tido, historicamente, um excelente trabalho dentro da universidade, quanto mais amplo for o trabalho da diretoria de formação, maior amplitude e visibilidade você dá à Universidade”, diz Janete. Ainda, expôs, que ao assumir a função trouxe para Cascavel o próximo Encontro Estadual da UNCME (2025)

A nomeação da professora aconteceu durante o XIII Encontro Estadual UNCME Paraná, ocorrido em Araucária/PR nos dias 06, 07 e 08 de maio.