Unioeste: Projeto de extensão promove cursos de nivelamento para estudantes em Foz do Iguaçu

O projeto de extensão Marco Zero da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, está desenvolvendo atividades que oferecem aos estudantes que irão iniciar o curso de Ciência da Computação uma série de cursos de nivelamento, visando prepará-los para os desafios acadêmicos que encontrarão ao longo da graduação.

Dentre os cursos oferecidos estão: Matemática Básica, Introdução ao Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Lógica e Matemática Discreta, Estatística e Probabilidades, além de Introdução à Programação. O diferencial é que todas as atividades são ministradas pelos próprios estudantes do primeiro ano do curso de Ciência da Computação do campus de Foz do Iguaçu.

Essa iniciativa tem como objetivo não apenas proporcionar uma base sólida de conhecimentos para os calouros, mas também incentivar o protagonismo dos estudantes mais experientes, estimulando-os a desenvolver habilidades de ensino e compartilhar o conhecimento adquirido ao longo de seus estudos.

Para a professora e coordenadora do projeto de extensão, Katiani Pereira, o projeto está recebendo respostas muito positivas dos estudantes, a partir das revisões de conceitos que serão vistos durante a graduação. “O ganho do projeto não é só os estudantes que estão recebendo as aulas, mas também os instrutores que estão ministrando os cursos, pois eles que são os atuais acadêmicos do próprio curso acabam vendo a importância do ensino e o repasse de conhecimento”, diz.

Os cursos de nivelamento do projeto Marco Zero são conduzidos em um ambiente colaborativo, dentro do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), no qual os estudantes têm a oportunidade de interagir com os futuros colegas de turma e os instrutores, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de redes de apoio mútuo.

Para o coordenador do curso de Ciência da Computação, Antônio Marcos Massao Hachisuca, a motivação da criação do projeto de extensão Marco Zero, foi devido à experiência de 2023, na qual foram ministradas aulas de Pré-cálculo, onde os estudantes que participaram gostaram bastante e resultou em bons resultados nas disciplinas do primeiro ano. “Neste ano fizemos uma enquete com os futuros calouros, perguntando se gostariam dessas aulas antes do início do ano letivo, tivemos na grande maioria respostas positivas. Após essas informações, os(as) alunos(as) se reuniram com as professoras para definir as disciplinas e conteúdos. Quanto ao conteúdo foram os próprios alunos que definiram, pois eles tiveram a experiência nas disciplinas e sabem quais foram as suas principais dificuldades e o que precisaram aprender/saber para irem bem nas matérias”, comenta.

O estudante, Gustavo Henrique de Almeida Neves, que participou em 2023 das atividades, afirma que foi importante a experiência no projeto, pois ajudou a relembrar alguns assuntos que já fazia tempo que havia estudado e não estavam tão frescos na memória. “Agora como professor, está sendo uma experiência totalmente diferente. Aprender um conteúdo pode ser simples, mas conseguir transmitir esse conhecimento para outra pessoa é algo bem mais complicado, e esse projeto tem me ajudado com isso. É muito gratificante quando os alunos entendem o que estou ensinando e participam da aula, conseguem encontrar as respostas sozinhos, e trazem um retorno positivo dos encontros”, diz.

Gabriel Ferreira dos Santos, desde cedo teve interesse por computação e quando soube que havia o curso na Unioeste, não teve dúvidas em prestar o Vestibular. Agora que falta pouco para começar o curso tão almejado, Gabriel decidiu participar do projeto de extensão pois viu uma boa oportunidade de conhecer os colegas de turma, o local de estudo e os professores. “As aulas estão sendo bem esclarecedoras no quesito preparar o calouro para o curso de Ciência da Computação. Os professores passam conteúdos que, para muitos, foram esquecidos ao longo do tempo e retomam certas propriedades que não havíamos estudado no Ensino Médio”, finaliza.

Alexsander Marques