Unioeste: aluno com deficiência visual realiza sonho de entrar na universidade

Em um emocionante exemplo de superação e determinação, Rafael Schneider Pontes, que tem deficiência visual conquistou uma vaga no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, através do processo de vagas remanescentes, o Unio+.

Desde cedo, Rafael sempre foi apaixonado por números e desafiava-se constantemente a resolver problemas matemáticos complexos. No entanto, sua caminhada rumo à realização acadêmica não foi fácil. Diagnosticado com glaucoma ao nascer, o estudante foi perdendo a visão com o tempo e teve que enfrentar diversas dificuldades ao longo de sua trajetória educacional. Mas seu amor pelas ciências exatas e sua determinação o impulsionaram a não desistir de seus objetivos.

Foi em 2023, durante o Ensino Médio, que Rafael descobriu o programa Unio+, que oferece vagas remanescentes para estudantes que desejam ingressar na Unioeste, sem precisar passar pelo vestibular ou prova. Ele viu nessa oportunidade uma chance de realizar seu sonho em uma instituição pública.

Após ser aprovado no processo seletivo, Rafael, que começa as aulas no mês de junho, sentiu uma mistura de emoções indescritível. A alegria de conquistar sua vaga no curso que tanto almejava foi acompanhada pelo orgulho de ter vencido as adversidades e pela gratidão a todos que o apoiaram ao longo de sua jornada.

Para o estudante, a ajuda de colegas e professores será essencial para sua inserção no ambiente universitário. “No dia a dia, preciso da ajuda das pessoas o tempo inteiro. Para atravessar a rua, para pegar um ônibus. Não é diferente na hora de estudar”, conta.

Conforme a coordenadora do Programa de Educação Especial da Unioeste do campus de Foz do Iguaçu, Profa. Roseli Sobral, já foram mapeadas as necessidades de adaptações estruturais em conjunto com a área de infraestrutura do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com o aluno e a família. “O estudante também teve uma manhã de adaptações e apresentação de novas tecnologias pelo Assessor de Igualdade e Promoção Social da Unioeste, Ivã José de Pádua, e no período da tarde o assessor realizou uma formação para os professores do curso de Matemática sobre adaptações em sala de aula e o uso do Multiplano. Também teremos placas indicativas escritas em Braille e adaptação das passarelas com linha-guia”, diz.

Para o Arquiteto e Urbanista do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Lucas Borges Lied, que participou de uma reunião com o estudante e representantes do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da universidade, foram relatadas algumas alterações que serão necessárias para melhor atender o estudante dentro do PTI. “Identificamos a necessidade de diversas adequações como: aplicação de sinalização tátil vertical e horizontal, guia balizadora para uso de bengala, relocação de mobiliário e obstáculos para fora da rota acessível, guarda-corpo e corrimão em determinados locais, além de outras ações que estamos estudando a viabilidade. Além disso, a gente já orientou os motoristas do transporte interno a darem todo o suporte necessário durante o percurso dentro do parque tecnológico para o estudante”, afirma.

O Assessor de Igualdade e Promoção Social da Unioeste, Ivã José de Pádua, comenta que o estudante pode alcançar grandes sonhos dentro da Unioeste. “Estamos nos preparando para receber o Rafael com recursos pedagógicos de forma que ele possa se apropriar mais dos conhecimentos matemáticos”, diz.

Agora, prestes a iniciar sua graduação, o estudante tem grandes expectativas e planos. Ele pretende ser um ótimo profissional e inspirar outras pessoas a não desistirem de seus sonhos, independentemente das dificuldades que possam enfrentar.

Alexsander Marques