Curso de Farmácia recebe Conselho Regional de Farmácia

A gerente de fiscalização do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, a farmacêutica Tayná Falquievicz de Lima, de Curitiba, e o fiscal do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) Seccional de Cascavel, Edson Siqueira, estiveram na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, para ministrarem uma palestra na disciplina optativa de Áreas de Atuação do Farmacêutico. Os fiscais apresentaram as atividades que são exercidas por um fiscal do CRF, assim como expuseram aos alunos sobre os concursos para a área.

O convite para a palestra foi uma iniciativa das professoras Helena Teru Takahashi Mizuta e Fabiana André Falconi, como um dos conteúdos da disciplina, que traz profissionais das diferentes áreas de atuação do profissional Farmacêutico para que os acadêmicos conheçam melhor a profissão.

As professoras destacaram que a oferta da disciplina de Áreas de Atuação do Farmacêutico tem sido de suma importância aos acadêmicos do curso de Farmácia, principalmente para promover o conhecimento de muitas áreas não ministradas ao longo do curso, assim como formas de ingresso naquela área, os desafios, as dificuldades, como se capacitar, atualizar e facilitar a escolha da área após a conclusão do curso.

A professora lembra que o farmacêutico fiscal é um profissional concursado e nomeado, com poder de polícia e fé pública, responsável pela fiscalização das atividades farmacêuticas em estabelecimentos que necessitam da atuação do farmacêutico. Ele é responsável por lavrar diversos documentos, como termos de inspeção e autos de infração, e por avaliar as condições ético-profissionais do exercício da profissão, além de orientar os profissionais farmacêuticos e proprietários de estabelecimentos sobre as boas práticas farmacêuticas e legislação vigente.

A parceria entre o CRF-PR e as universidades é essencial para a atualização, troca de conhecimento, pesquisa, formação de profissionais, promoção da ética e qualidade na fiscalização farmacêutica. O CRF-PR valoriza essa colaboração e reconhece a importância da disciplina de Áreas de Atuação do Farmacêutico. Essas ações não só enriquecem a formação dos estudantes, mas também fortalecem a relação entre a fiscalização e a instituição de ensino, trazendo benefícios para toda a comunidade farmacêutica e para a sociedade em geral.