2º Dia de Campo do curso de Engenharia Agrícola da Unioeste é realizado com parcerias de empresas

Na quinta-feira (18), o curso de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou seu segundo Dia de Campo no Núcleo Experimental de Engenharia Agrícola (NEEA). Nesta edição, o curso contou com o patrocínio e apoio de mais de 10 empresas e entidades do ramo agrícola para a exposição, e com a visita de mais de 300 alunos secundaristas da região, além de demais visitantes.

No Dia de Campo do curso de Engenharia Agrícola, quem coloca a mão na massa e organiza boa parte do evento são os próprios acadêmicos. Segundo o diretor do NEEA, professor Flávio Gurgacz, é uma oportunidade de colocarem o conhecimento teórico em prática externando para toda a comunidade. “O evento é pensado para a extensão rural, para fazer a difusão do conhecimento, então tudo que é gerado em termos de pesquisas, de conteúdos teóricos tratados dentro das salas de aula, nesse momento podem ser externados para a comunidade, para os produtores rurais, para os acadêmicos, alunos dos colégios agrícolas, podem estar participando e entendendo como funciona na prática tudo aquilo que se aprende na teoria”.

O evento foi organizado por estações, onde em cada uma havia uma especialidade da engenharia agrícola. “Nós estamos com seis estações guiadas, então todo o participante do evento vai passar pela estação. Nós temos a estação de máquinas agrícolas, uma de tecnologias de aplicação com drones agrícolas, uma estação com insumos como calcário agrícola, que é utilizado, uma estação de adubação orgânica, com utilização de resíduos de agroindústria, uma estação de geoprocessamento e topografia, e uma estação de adubação verde, onde é tratado a questão de proteção de solo”, explica Flávio.

Para a acadêmica do quarto ano do curso, Elauana Gardinalli, é satisfatório ver o evento acontecendo e serve para ampliar muito o conhecimento dos próprios acadêmicos, que acabam conhecendo todas as áreas da Engenharia Agrícola. “Então você chegar em um evento e ver todas as áreas do curso que você está fazendo, antes mesmo de você ter aquela área, é muito bacana, porque você consegue entender como você pode atuar mais pra frente”.

Parcerias

Pela primeira vez, o Dia de Campo contou com o patrocínio e apoio de empresas externas para a realização. Ao todo foram sete empresas patrocinadoras e quatro entidades participando.

Ronald Peixoto é engenheiro civil e diretor da Mutua Paraná, empresa que marcou presença no Dia de Campo, por meio da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas (ABEAG). Para o engenheiro, a promoção do evento busca transmitir benefícios para os profissionais que participam e visitam o Dia de Campo, que segundo ele teve uma ótima estrutura. “Vendo esse dia de campo, a estrutura, o movimento, a quantidade de profissionais, de alunos e até de secundaristas que poderão ser futuros profissionais da engenharia agrícola é fantástico. E a Mutua está muito agradecida de fazer parte deste projeto e ajudar todos os profissionais a virem participar e trazer conhecimento a todos eles”.

Extensão

O Dia de Campo do curso de Engenharia Agrícola da Unioeste mostra o poder da extensão da Universidade, os benefícios de levar o conhecimento produzido na Instituição à comunidade externa. “A gente fala muito de extensão, e quando a gente chega aqui e faz a extensão, a gente mostra o curso, é muito bacana, é um sentimento de realização, de poder mostrar como é ser um profissional de engenharia agrícola”, fala Elauana.

A extensão é um dos pilares da Universidade, e eventos como o dia de campo comprovam o comprometimento e a qualidade da Unioeste com toda a comunidade interna e externa. “É fundamental ver a parceria e o esforço dos nossos acadêmicos, professores e agentes universitários. Está aqui uma série de empresas em conjunto, escolas agrícolas, isso com certeza fica um trabalho muito mais forte em conjunto de transformação da sociedade. Tenho certeza de que esse é o segundo dia de campo, mas todo ano teremos isso aqui. Cada vez mais crescente”, diz o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.