Unioeste: Estudante de Ciência da Computação participa da Maratona Feminina de Programação

A estudante do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, Eduarda Gonçalves, alcançou uma ótima posição na Maratona Feminina de Programação organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Na Maratona Feminina de Programação (MFP) podem participar mulheres e pessoas não binárias, cursando o ensino superior ou ensino médio. Durante o evento, meninas resolvem problemas de programação em quatro horas, utilizando linguagens como Java, Python e C++. Além da programação, a MFP oferece palestras, workshops e oportunidades de networking para conectar-se com outras competidoras.

O evento, atualmente na sua segunda edição, ocorre em duas fases. A primeira fase acontece em uma sede local próxima da competidora ou remotamente, já a segunda fase ocorrerá presencialmente no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Na primeira fase foram quatro horas de prova, que continha sete questões de diversos conteúdos sobre algoritmos e estrutura de dados, onde participaram mais de mil pessoas, divididas entre ensino médio e ensino superior. A estudante Eduarda Gonçalves, aluna do curso de Ciência da Computação da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu, participou remotamente e alcançou a 20ª colocação em toda a América Latina. Com o resultado Eduarda conseguiu a classificação para segunda fase que acontece em julho em Campinas.

Para a estudante foi gratificante participar da competição. “A prova foi super desafiadora para mim então ficar numa posição tão boa me deixou surpresa com meus próprios resultados”, diz.

Texto: Assessoria de Comunicação – Campus Foz do Iguaçu