Unioeste visita Universidad Nacional de Canindeyú no Paraguai

Na segunda-feira (08), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) esteve na Universidad Nacional de Canindeyú (UNICAN) no Paraguai, para discutir diversos temas e possibilidades de realizar pesquisas conjuntas em diversas áreas.

A visita teve o propósito de conhecer um pouco mais sobre a Universidade paraguaia, conversar com os seus pesquisadores e também para apresentar o que a Unioeste produz no Brasil, em conjunto com as empresas. Neste caso, a Unioeste apresentou a forma de interação com as empresas e quais as áreas que foca e o motivo de estudar e desenvolver as áreas que são principalmente voltadas à sustentabilidade e crescimento da cadeia agroalimentar no Paraná.

A professora Dra. Mônica Fiorese esteve presente na visita e ela enxerga como uma excelente oportunidade que a Unioeste tem de interação. “O país é muito próximo, a gente tem que sempre trabalhar na nossa região Mercosul, porque a gente acaba tendo interação, então a gente entende que se nós unirmos forças, os dois países vão ganhar. Vai ter um desenvolvimento tanto na nossa região, aqui no Paraná, como também vai ter um desenvolvimento para a área deles. E a gente consegue trabalhar nesse formato de cadeias produtivas globais, que a exportação de matérias primas, mas principalmente na parte científica”, afirma.

Além de visitar a universidade, professora Mônica conta que participaram de um evento, também para trocar ideias e parcerias. “Também fomos na Expo para conversar com um grupo de empresários que trabalham com a agricultura sustentável, que já fazem o uso de produtos agroecológicos nas suas plantações e estão querendo adaptar ainda mais coisas nesse sentido, bioinsumos, biofertilizantes, biodefensivos, para eles conseguirem exportar para os mercados internacionais e também atender as solicitações de demandas que estão tendo para o desenvolvimento de produtos orgânicos”.

O contato entre UNICAN e Unioeste firma ainda mais a parceria que já existe entre as universidades, que buscam colaborar uma com a outra em suas pós-graduações e graduações. “Conhecimento tem que ser compartilhado para que a gente possa atuar em conjunto. E eu acho que essa parceria que a gente tem com eles, o convênio que já temos, podemos gerar inclusive cursos para ambos os países e pós-graduações que beneficiem todos”, diz Mônica.

Estiveram presentes na reunião: Reitor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e da Faculdade de Ciências Veterinárias (FACIV), Dr. Aristides Britos Cano; o Diretor Acadêmico da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais (FACIJS), M.Sc. Gladys González; o Diretor Acadêmico da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FACITEC), Lic. Anjo Heimann; o Diretor Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais (FACEM), M.Sc. Maria Mercedes Barrientos; o Diretor Acadêmico da Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA), M.Sc. Celina Recalde Morel; o diretor da escola de pós-graduação M.Sc. María Esmeralda Brítez e a Diretora de Pesquisa Lic. Roberto Marcelo Armoa.

Da Unioeste, participaram do encontro Victor Hugo Ribas Fedumenti Junior, Assessor de Comunicação; Reginaldo Ferreira Santos, Pesquisador do CNPQ e Naiani Borges Toledo, Assessora Adjunta de Relações Internacionais, entre outros representantes.