Pró-reitora deseja promover ações que incentivem a pesquisa

À frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a professora Sanimar Busse destaca como prioridade a promoção de ações para incentivar o desenvolvimento e a ampliação da pesquisa básica e aplicada, para a geração de conhecimento e sua aplicação nos diferentes segmentos da sociedade. A trajetória da Unioeste, enquanto instituição pública, é marcada pela sua presença na comunidade, atendendo às demandas das localidades por meio da formação e qualificação de recursos humanos e pela formação de pesquisadores altamente qualificados. Nesse contexto, atuaremos junto aos docentes, discentes, laboratórios multiusuários e programas de pós-graduação para o fortalecimento da aproximação com a sociedade.

1. Chegamos ao início de uma nova gestão da Unioeste. Quais são as prioridades da Pró-reitoria para a pesquisa e a pós-graduação?

Nesta nova gestão frente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação pretendemos criar condições para a consolidação dos nossos programas de pós-graduação, dos cursos de especialização, das residências na área da saúde e da pesquisa, buscando fortalecer a posição da Unioeste como um centro de conhecimento, com a criação de um ambiente estratégico para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Dentre as prioridades, podemos destacar, a implantação de um sistema de gestão das atividades de pesquisa da Unioeste, para dar suporte tecnológico aos coordenadores de projetos individuais e aos líderes de grupos de pesquisa, a modernização dos Laboratórios Multiusuários e dos ambientes de pesquisa com investimentos em aquisição, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, bem como, ampliação  dos espaços físicos, o assessoramento aos coordenadores de laboratórios multiusuários na formação de redes de pesquisa, na implementação da prestação de serviço e na submissão de propostas a editais de fomento, a formação de parcerias entre a universidade e os setores público e privado para financiamento e captação de recursos para a pesquisa e a pós-graduação, a concessão de bolsas a acadêmicos da graduação e discentes da pós-graduação, projetos de pesquisa inovadores, interdisciplinares e com potencial de impacto, com a concessão de bolsas estudantis, a criação e a consolidação dos Novos Arranjos em Pesquisa e Inovação (NAPI/Fundação Araucária), a integração dos acadêmicos da graduação em projetos de pesquisa desde os primeiros anos, incentivando o desenvolvimento de práticas de pesquisa e o engajamento com a ciência.

1. De imediato, quais são as primeiras ações da Pró-Reitoria?

Iniciamos as atividades da Pró-Reitoria lançando as novas funcionalidades do Sistema Stricto, para a gestão acadêmica dos programas de pós-graduação. Outra ação que se encontra em desenvolvimento é a criação das páginas dos laboratórios multiusuários, buscando implementar as funcionalidades exigidas pelos órgãos de fomento, especialmente a FINEP,  como agendamento, indicadores de utilização e serviços prestados. Ainda, neste primeiro, momento, estamos atualizando, em conjunto com a Assessoria de Relações Internacionais, as regulamentações para os alunos estrangeiros.

1. Qual a sua visão a respeito do papel que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação representa junto a Universidade?

A PRPPG é responsável por coordenar e supervisionar várias áreas estratégicas da instituição relacionadas à pesquisa, à pós-graduação e aos recursos de fomento. Contribuímos para o desenvolvimento de planos estratégicos e políticas que orientam o crescimento e aprimoramento da UNIOESTE no que se refere às pesquisas e à pós-graduação institucional, implementamos e acompanhamos a alocação de recursos destinados à pesquisa e à pós-graduação, como pesquisa básica e aplicada, laboratórios multiusuários, apoio à pós-graduação, AUXPE/PROAP, recursos de bolsas do CNPq, da CAPES e da Fundação Araucária, além da gestão dos recursos para a infraestrutura dos laboratórios, especialmente da FINEP, atuamos na definição de diretrizes acadêmicas, currículos, programas de ensino e pesquisa, promovemos condições para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, incentivando projetos e parcerias dos pesquisadores da universidade, buscamos conexões com outras instituições de ensino, empresas, órgãos governamentais e a sociedade para fortalecer  parcerias estratégicas e ampliar impacto da Unioeste em diferentes setores da sociedade.

Currículo

Graduada em Letras Português/Inglês, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), Mestre em Letras - Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina/UEL. Docente efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste, desde 2002. Além das atividades na graduação, atua nos programas de pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Letras, e programa de pós-graduação Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS.

Foi Coordenadora do Curso de Letras Português/Inglês, Assessora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares/NEI, Assessora de Extensão do Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA, Editora Científica da EDUNIOESTE, Diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.