Pró-reitora participa de evento nacional sobre saúde e curricularização da extensão

Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professora Fabiana Veloso, acompanhada das professoras, Lirane Elize Defante Ferreto e Raquel Tieko Tanaka Yamada, participou do I Seminário Nacional sobre Formação em Saúde e a Curricularização da Extensão: desafios e perspectivas para o SUS. O evento que contou a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, aconteceu nos dias 02 e 03 de abril em Brasília.

O Seminário foi uma promoção do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e do Departamento de Gestão da Educação na Saúde. O objetivo foi promover reflexões sobre as necessidades de formação para o SUS e a Curricularização da Extensão como oportunidade de avanços na produção de novos saberes e práticas que contribuam para a consolidação do SUS no contexto nacional. Buscou-se discutir a formação profissional para o SUS, bem como identificar necessidades específicas, considerando singularidades regionais do País.

Segundo a professora Fabiana “este foi um momento de extrema relevância para a aproximação das Universidades Públicas e o Ministério da Saúde, em que foram apresentadas possibilidades de atuação da extensão universitária para projetos que envolvam a saúde coletiva e o SUS. Um dos aspectos mais relevantes foi mostrar que as universidades podem atuar de forma multidisciplinar nos projetos, ou seja, não apenas a área da saúde pode contribuir, mas todas as áreas do conhecimento podem operacionalizar ações que ampliem e viabilizem o desenvolvimento da estrutura do Serviço de Saúde Coletiva”.

Ainda no evento, reforçaram-se os marcos legais da inserção curricular da Extensão no contexto contemporâneo, bem como foram reforçadas iniciativas inovadoras de Curricularização da Extensão para o fortalecimento do SUS.