Nova Diretoria fortalece serviços multidisciplinares oferecidos no HUOP

Assumindo a nova Diretoria Multidisciplinar do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), antes gerida pela Direção Administrativa, o fisioterapeuta Rodrigo Genske, explica que o foco do trabalho será fortalecer e melhorar o serviço multidisciplinar do hospital que é de suma importância para reabilitação dos pacientes e seus acompanhantes.

1. Chegamos ao início de uma nova gestão; quais são as prioridades nestes quatro anos no maior hospital escola vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) da região Oeste do Paraná?

Viver diariamente o nosso HUOP é algo que nos valoriza enquanto profissional e seres humanos. São mais de 20 anos de formação como fisioterapeuta atuante na área hospitalar e, poder repassar todo meu conhecimento e experiências adquiridas ao longo dessa trajetória aos nossos acadêmicos e residentes é algo que me engrandece muito.

Para atendermos toda essa demanda de municípios e pacientes, precisamos ter uma equipe muito qualificada para tal serviço e, acima de tudo a maior prioridade dessa gestão é fortalecer e melhorar o serviço multidisciplinar do HUOP, algo que é de suma importância para reabilitação de qualquer paciente e acompanhamento familiar.

1. De imediato, quais são as primeiras ações?

Por se tratar de uma Direção recém-criada pelo novo regimento do HUOP e também por esta direção ter sido gerida de forma exemplar pela direção administrativa e, no contexto geral a direção administrativa ficava sobrecarregada com tal demanda, nada melhor poderia ser feito do que a criação desta direção.

Com a criação da direção “multi”, temos uma grande missão de auxiliar as áreas de nutrição, psicologia, serviço social, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia e também o CEAPAC no constante crescimento como profissionais que atuam na multidisciplinaridade no atendimento ao público em geral, ou seja, trabalharemos ouvindo e dialogando para melhorar o atendimento aos usuários do nosso hospital.

1. Qual é a sua visão a respeito do papel que o HUOP representa junto à sociedade regional e nacional?

Ser o maior Hospital Universitário e ser reconhecido como o maior pilar da saúde das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná é algo de grande importância. Além de atendermos a nossa macrorregião o Hospital Universitário acaba recebendo pacientes de outros estados como Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul bem como, pacientes de nossos países vizinhos sendo principalmente da Argentina, Paraguay e Venezuela. Isso nos mostra a grandiosidade que o HUOP representa para toda população.

Somos referência no atendimento de pacientes de pequena, média e alta complexidade. Isso nos mostra que, tudo é o resultado da força do trabalho de todos e que, estamos desempenhando algo de fundamental importância para a população.  Esse é o maior legado que uma instituição como a nossa pode deixar como exemplo.

1. Para finalizar, o que os acadêmicos/residentes e profissionais que atuam no HUOP podem esperar da sua gestão?

A direção multidisciplinar agora é uma realidade e minha mensagem para os acadêmicos/residentes e profissionais que fazem parte desta direção é que, sempre vou estar por perto para o que precisarem; e auxiliar em tudo que estiver ao meu alcance. Vamos trilhar um novo caminho e juntos transformas cada vez o nosso Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Currículo

Rodrigo Genske é fisioterapeuta graduado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2000), com especialização em Acupuntura, mestrado em Bioengenharia e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba. É docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desde 2002 e há mais de 20 anos atua como docente no curso de Fisioterapia na área de fisioterapia hospitalar e neste ano assume o cargo de Diretor Multidisciplinar do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) para a gestão 2024/2027.