Unati de Foz do Iguaçu leva idosos para Usina Hidrelétrica de Itaipu

Na tarde da última quinta-feira (dia 22), o Programa de Extensão Universidade Aberta à Terceira Idade da Unioeste de Foz do Iguaçu, promoveu visitação externa à Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A visita foi realizada através da cedência de cortesias da Itaipu Binacional para os alunos e equipe do Programa. Além da parceria com a Usina, a UNATI contou com o apoio da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), que por meio do Termo de Cooperação firmado com a Unioeste, cedeu transporte para que os alunos e a equipe pudessem ir até o local.

A visita panorâmica à Usina contou com a presença de 65 alunos, que contemplou um trajeto feito em ônibus, percorrendo área externa da usina, incluindo avenida dos Condutos Forçados (Tubos Brancos) e Topo da Barragem, também realizando paradas no Mirante Central e Mirante Vertedouro.

Na ocasião os alunos puderam conhecer um pouco mais da história da construção da Usina, bem como algumas curiosidades sobre a produção e comparativos com outras obras.

Atividades externas de visitação a complexos turísticos da região fazem parte do calendário pedagógico da UNATI e são realizadas com frequência, visto que tais ações contribuem com o enriquecimento educacional dos alunos, além de promover a preservação do patrimônio cultural e gerar benefícios socioeconômicos para as comunidades locais.

As aulas regulares acontecem todas as quintas-feiras na UNATI, das 14h às 17h, tendo como base temáticas diversas contemplando principalmente assuntos envolvendo educação, saúde e inserção social, em formato de aulas, oficinas e palestras.

Matrículas abertas

O período de matrícula e rematrícula para cidadãos com idade igual ou superior a 55 anos de idade se encontra aberto na UNATI. Para realização da matrícula de novos alunos, o programa solicita a apresentação de documentos como CPF e RG, além de comprovante de residência. Para a rematrícula daqueles que já fazem parte do programa, será realizada apenas uma atualização cadastral. Além disso, a UNATI está realizando nova campanha de arrecadação que será destinada ao Lar dos Velhinhos de Foz do Iguaçu. No ato da matrícula e rematrícula, solicita-se a doação de produtos de limpeza.

As matrículas poderão ser realizadas online entrando em contato com o WhatsApp do Núcleo de Apoio à Terceira Idade (NATI), no número (45) 3576-8119 ou de forma presencial na sala de atendimento da UNATI, localizada no primeiro andar do prédio administrativo da Unioeste de Foz do Iguaçu, das 12h30 às 18h30.