Central de Notícias

HUOP: Enxoval com rastreabilidade é distribuído no maior hospital público da região Oeste do Paraná

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) iniciou, nesta quinta-feira (22), a distribuição do novo enxoval com cerca de 21 mil peças para a Instituição. Essa nova remessa possui tecnologia inovadora de rastreabilidade individual, além de um rigoroso controle de distribuição em todas as alas do Hospital.

Duas vezes por dia, são recolhidos cerca de 2 mil quilos de enxoval pela empresa responsável e encaminhados para um local específico. Lá, todas as peças passam por um processo completo de lavagem e higienização adequada. Após esse minucioso procedimento, o enxoval limpo é entregue novamente ao HUOP, e esse ciclo se repete todos os dias do ano, garantindo a higienização constante do enxoval hospitalar.

De acordo com o diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira, essa mudança representa um marco na história da instituição. "Esse novo serviço foi criado para evitar problemas que tínhamos no passado. O contrato que era válido anteriormente não previa o fornecimento de novos enxovais conforme a demanda de leitos fosse crescendo e isso acabou gerando problema ao HUOP; em relação ao abastecimento de roupas. Outra questão no acordo anterior é que não era prevista a rastreabilidade das peças e ocorria a evasão exagerada do material, gerando problema também de abastecimento do hospital. Agora, esse novo enxoval tem uma lista de exigências (conhecida como acordo de nível de serviço) que a prestadora de serviço deve cumprir. O rastreamento individual é uma novidade e um grande diferencial. É através deles que sabemos se alguma peça saiu do setor sem autorização. Caso, isso aconteça, um alarme é acionado no sistema e todas as portarias recebem em tempo real os dados da peça que está faltando. Essa medida foi uma maneira de adequar o quantitativo do enxoval ao número de leitos, porque nós saímos de um contrato anterior, que previa o fornecimento de roupa apenas para 220, 230 leitos e atualmente estamos com 330 leitos. Então, a gente teve que reorganizar todo o enxoval para o atual número de leitos que temos disponíveis hoje no HUOP", ressaltou Muniz.

A empresa vencedora da licitação possui um contrato de renovação anual com duração de 10 anos e está sujeita a penalidades e descontos financeiros no final de cada mês, caso não cumpra uma lista de exigências da instituição. Atualmente, o preço cobrado pelo serviço é de R$ 3,99 por quilo, o menor valor praticado no estado do Paraná. Na licitação anterior, encerrada em janeiro deste ano, o preço era de R$ 5,19 por quilo. A contratada reduziu o valor em resposta à alta concorrência, implementando a tecnologia de rastreabilidade por peça do enxoval.

- Assessoria de Comunicação Social.

• Fotos: Guilherme Silveira - HUOP/Unioeste.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.