Pesquisadora da Unioeste participa de expedição científica e socioambientais na Amazônia

A coordenadora pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professora Irene Carniatto, que também é coordenadora da Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática – RIPERC e docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPGDRS, com o apoio do Governo de Rondônia por meio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), participou entre os meses de janeiro e fevereiro da ação interinstitucional de pesquisadores que objetivou elaborar diagnósticos e promover práticas que possam fomentar o turismo de base comunitária e práticas sustentáveis na gestão dos territórios quilombolas amazônicos. As ações foram voltadas à preservação ambiental, ao resgate cultural e à educação ambiental no Vale do Guaporé (Rondônia), região transfronteiriça.

Segundo a professora esse “foi um trabalho gratificante estar em meio a essas pessoas maravilhosas, conhecer suas realidades, ouvi-las e experimentar essa natureza exuberante que envolve de vida e alegria esse território. Nosso objetivo é construir resiliência nas comunidades, apreendendo e preparando para as mudanças climáticas e fortalecer sua educação, agricultura local e a geração de renda”.

O projeto prevê a caracterização socioambiental e cultural da área e o diagnóstico de impactos na região do Vale do Guaporé, com foco nas Comunidades: Rolim de Moura do Guaporé (município de Alta Floresta D’Oeste), Forte Príncipe da Beira e Santa Fé (no município de Costa Marques) e Pedras Negras (município de São Francisco do Guaporé), localidades que estão na área de fronteira fluvial entre Brasil e Bolívia.

A equipe de pesquisadores dos projetos “Diagnóstico de gestão do território e dos impactos socioambientais na região do Vale do Guaporé, Rondônia”, projeto aprovado junto ao Programa Nacional de Desenvolvimento de Capacidades para o Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (PCDR/MIDR), em associação com o projeto “Caracterização socioambiental, diagnóstico da gestão territorial e análise do potencial de sustentabilidade no Vale do Guaporé, Rondônia e do Vale do Jari, Amapá: desafios para o desenvolvimento do turismo sustentável, gestão da água e educação ambiental”, aprovado na chamada Iniciativa AMAZÔNIA+10 (FAPs FAPERO, FAPESP, FAPEAP e Fundação Araucária, além do Cnpq), realizou atividades conjuntas preparatórias e de campo no Vale do Guaporé, estado de Rondônia. A expedição integra a equipe do projeto vinculado ao MIDR, com a participação do coordenador, Ederson Lauri Leandro/UNIR, e a equipe multidisciplinar e interinstitucional vinculada ao projeto Amazônia +10, na qual participam pesquisadores e coordenadores que representam as instituições parceiras que integram os projetos: a Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, Dr. Frederico Yuri, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, a Drª Irene Carniatto, a Universidade Federal de Rondônia – UNIR, a Drª Nara Luisa Reis de Andrade.