Unioeste: professor publica livro “Neurociência e o Transtorno do Espectro Autista: educação e saúde”

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) publica livro com o título “Neurociência e o Transtorno do Espectro Autista: educação e saúde”.

Lançado pela editora CRV – Curitiba, o livro é um dos resultados produzidos no Pós-Doutorado do Professor Dr. Douglas R. Borella cursado na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, junto ao departamento de Psicologia (DPsi) – Programa de Educação Especial.

O livro é dividido em 2 partes:

- Parte I – Neurociência: cérebro típico e atípico. Do capítulo 1º ao 8º são abordados conhecimentos sobre a neurociências, neurofisiologia e memória, processos de memorização, fragilidades da memória, sistema límbico, fisiologia e emoção e, por fim, sobre cérebro e TEA.

- Parte II – Educação, Família, Políticas Públicas, questões de Saúde e a pessoa com TEA. Os capítulos 9º ao 14º versam sobre as implicações e ações/intervenções para o desenvolvimento do aluno com TEA.  Para dispor sobre as ações/intervenções/implicações, os capítulos estão divididos por âmbitos: a) Capítulo 9 - Âmbito Educacional; b) Capítulo 10 - Âmbito Familiar; c) Capítulo 11 - Âmbito Político; e, d) Capítulo 12 - Âmbito da Saúde. Para cada âmbito há subdivisões.

O capítulo 13 expõe sobre a Organização e Elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI).

O capítulo 14 apresenta um modelo de Roteiro de Anamnese que poderá contribuir na investigação minuciosa do aluno com TEA e o funcionamento da respectiva família, para elaborar um Plano de Ação (PEI) correspondente às necessidades e possibilitando que sejam manifestadas as potencialidades do aluno.

O livro está disponível nos seguintes sites:

www.editoracrv.com.br

www.amazon.com.br