Unioeste é contemplada com 17 bolsas do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior

A Unioeste foi contemplada com 17 bolsas, do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) – 2023/2024, Edital 30/2023. O Programa oferece bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, visando complementar os esforços dos programas de pós-graduação brasileiros na formação de recursos humanos de alto nível.

Os alunos dos Programas de Pós-Graduação da Unioeste desenvolverão seu estágio de doutorado em universidades no México, Alemanha, Argentina, Portugal, Itália, Chile, Estados Unidos da América, Colômbia e Espanha.

Os objetivos do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) incluem complementar e expandir as possibilidades de formação no Brasil, atualizar conhecimentos técnicos e científicos, ampliar a colaboração e publicações conjuntas, proporcionar acesso a centros internacionais de excelência, aumentar a visibilidade internacional da produção brasileira, promover a reflexão sobre currículos de excelência no exterior, fortalecer programas de pós-graduação, estimular novos modelos de gestão da pesquisa e auxiliar na internacionalização do ensino superior e da ciência brasileira.

Para o Professor Rafael Mattielo, Assessor de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Unioeste,  a participação dos programas de pós-graduação em atividades no exterior, como o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), é vista como uma excelente oportunidade para estimular a cooperação internacional, com a promoção de publicações, dupla titulação, intercâmbios e pesquisas em redes internacionais, contribuindo para a internacionalização da universidade e fortalecendo sua reputação institucional.

O Diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG), Professor Jerry Adriani Johann, destaca o empenho das coordenações dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) e dos alunos para atender a todos os critérios da Chamada da CAPES. Trata-se de uma das ações de internacionalização da pós-graduação, para o fortalecimento da cooperação internacional em pesquisa, consolidando a formação e a participação em redes internacionais de pesquisa, além da nucleação de pesquisas por visitantes internacionais.