Unioeste encerra participação no Show Rural como a maior da história

A 36ª edição do Show Rural Coopavel, entrou para a história do evento como a maior edição desde o ano de sua criação em 1989, superando até mesmo as expectativas dos organizadores. No total, 391.316 mil visitantes passaram pelos estandes participantes nos cinco dias de Show Rural. Além disso, essa edição também bateu o recorde tecnologias apresentadas para as mais diversas áreas da do agronegócio, e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi uma delas. Trazendo mais de dez projetos, a Unioeste obteve a maior participação da Universidade no evento.

Trator elétrico, um carro movido a hidrogênio, equipamento de pulverização estavam entre os projetos apresentados pela Unioeste. O estande ainda contou com o gabinete itinerante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O Show Rural Coopavel aconteceu nos dias 5 a 9 de fevereiro.

“Este é o terceiro ano seguido em que tivemos uma estrutura própria no show rural. Um estande que apresentou nossas pesquisas e tudo aquilo que criamos na Universidade. É muito importante participar da maior vitrine tecnológica da América Latina, e principalmente, um evento criado aqui e sempre realizado aqui em Cascavel. A Unioeste tem esse protagonismo regional e mais um ano, estivemos juntos, mostrando que também temos o agro, o desenvolvimento, a tecnologia em nosso DNA”, disse o reitor Alexandre Webber.

Vale ressaltar que o Paraná encerrou o ano de 2023 com 3,9 agricultores certificados, sendo o estado brasileiro líder em produção orgânica graças a contribuição do Paraná mais Orgânico (PMO). Coordenado pela SETI, O Programa envolve 11 núcleos de certificação localizados em nove campus das universidades estaduais e no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR).

Projetos

Foram apresentados os seguintes projetos: Desenvolvimento de Bioinsumos e Bioprodutos para Cadeia Agroalimentar; Paraná + Orgânico; Envcity- Estação de Monitoramento de Qualidade do Ar; Racionalização do uso de água na produção e na indústria de transformação do pescado; Unioeste na Comunidade; Projetos do Curso de Engenharia Agrícola; Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PGEAGRI); Valorização Agronômica e Energética de Resíduos Orgânicos; Mapeando o Futuro da Psicultura no Paraná; O Solo na Escola;AgriTech Symbiosis e  Aplicações em saúde da Cúrcuma e aplicações em saúde de uma proteína extraída do casulo do bicho-da-seda.

Assessoria de Comunicação Social