Show Rural: Professores da Unioeste são homenageados nos 20 anos da Vital

Professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foram homenageados durante as comemorações dos 20 anos da Vitrine Tecnológica de Agroecologia – Vilson Nilson Redel - VITAL, no Show Rural Coopavel.

A Vital foi criada em 2003, a partir de uma iniciativa da Embrapa Soja, com participação da Embrapa Agrobiologia e Emater Paraná, e ocupa um espaço privilegiado de 4,4 mil metros quadrados dentro do Show Rural Coopavel.

Autoridades da Unioeste, entre eles o reitor Alexandre Webber, acompanharam os três professores da Unioeste que estão entre os 18 homenageados, considerados pioneiros da Vitrine. São eles:

Alberto Feiden, participando desde o primeiro evento, então pela Embrapa Agrobiologia, desde 2006 na Embrapa Pantanal e desde 2017, por convênio professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS)-Unioeste. “É uma grande conquista esta construção de parcerias entre Universidades, Organizações de Agricultura, assistência técnica, tentando desenvolver a agroecologia, de uma forma estratégica, pois a gente falar de agroecologia dentro do maior show de agricultura da América Latina é fundamental. Ano passado, nós tivemos 110.000 pessoas passando por essa área e ela é uma área que começou pequena e foi evoluindo, com uma lavoura de soja e em 2006 a gente se integrou com mais instituições, logo após parceria com a professora Vanda da Unioeste, e aí a gente criou esse modelo de tentar simular uma pequena propriedade da região, ela não é um modelo, mas sim um conjunto de tecnologias dentro da nossa lógica de agroecologia, cada propriedade é uma propriedade, então cada agricultor vê o que lhe interessa e se adapta ao que lhe interessa.

Nós hoje temos cerca de 70 tecnologias sendo apresentadas, algumas com destaques maiores como o Sistema de Plantio direto de hortaliças que é fundamental para a região, sistemas agroflorestais e principalmente a produção dos grãos orgânicos que esse ano estão bem interessantes.”

Vanda Pietrowski, participante desde as primeiras unidades com controle biológico. “São 20 anos da Vital, e eu estou na Vital tem 18 anos aproximadamente. Nós começamos com umas vespinhas na Universidade para os agricultores e fazendo essa interação. A vital é uma área para mostrar alternativas para os agricultores e mostrar para o agricultor que ele pode pensar um pouco diferente, principalmente para o agricultor familiar, que não tem a condição de ter toda essa infraestrutura que o agricultor grande tem. Então a Vital é um espaço para mostrar tecnologias para a agricultura familiar, para que ele possa estar trabalhando em diferentes pontos, formas e ou alternativas, e a Unioeste tem que ser parceira dessas alternativas para mostrar e trazer para o agricultor e para a própria Universidade aprender, é uma troca.”

Wilson João Zonin, ex-coordenador do PPGDRS atualmente cedido para ITAIPU. “A Vital tem uma pré-história dessa vitrine tecnológica, que era um dia de campo, que eu era coordenador de um projeto de extensão da Unioeste, que aconteceu de 2000 a 2003 aqui na comunidade de Santa Bárbara. E depois com a minha ida ao doutorado, esses grupos que apoiavam essas atividades se juntaram para participar aqui e trazer essas experiências no Show Rural. As Universidades estão em parceria com outras instituições de pesquisa, órgãos públicos, e principalmente organizações que atuam juntos com os agricultores, organizações sociais, da agricultura familiar e da agroecologia. É importantíssimo o trabalho que conseguimos fazer todos esses anos, agora podemos celebrar e pensar no futuro, e com certeza nós temos um caminho onde o Brasil possa se espelhar, em termos de produção, de conhecimento e em termos também de divulgação dessas ações junto à comunidade para o Paraná e para o Brasil”.

20 anos Vital

Para as comemorações dos 20 anos da Vital 12 entidades parceiras: Coopavel, CeaCampo, Biolabore, CAPA, Gebana, Unioeste, PMO/SETI, IDR-Paraná, UFPR, UFFS, Embrapa e ITAIPU Binacional (A ITAIPU Binacional é também a instituição patrocinadora da Vital este ano) organizaram ações.

Os temas apresentados na Vitrine Tecnológica de Agroecologia em 2024 são: Mandala (plantas medicinais e Plantas Alimentícias não Convencionais -PANCs – nativas dos biomas brasileiros), Culturas anuais (soja, milho, arroz, gergelim, feijão, amendoim), Olericultura a campo com foco em SPDH- Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (alface, quiabo, pepino, abobrinha), além de culturas como tomate, alho-poró, cenoura, SAF-Sistema Agroflorestal (frutas nativas, espécies arbóreas, culturas anuais), Horta caseira (cultivos de condimentares e hortaliças em pequenos espaços), Plantas de cobertura (mucunas, feijão-de- porco, crotalárias), Variedades de Batata-doce e morangos, Pecuária (homeopatia e pastagens), alimentação animal alternativa - capim Kurumi e capiaçu, moringa, Certificação Orgânica - Programa Paraná Mais Orgânico (Tecpar e Ecovida).

Além do PPGDRS, onde o professor Alberto Feiden participará das áreas de Culturas de Cobertura, Alimentação Animal Alterntiva e SAF, a Unioeste participa também com a equipe do CVT, na produção de grãos, controle biológico e SPDH e com o Programa Paraná Mais Orgânico, na parte de Certif.