Unioeste: Campus Foz do Iguaçu inicia Projeto de Qualificação Multiprofissional em Assistência Hospitalar

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, deu início ao Projeto Multiprofissional em Assistência Hospitalar, em parceria com a Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

O Projeto tem como objetivo auxiliar no atendimento da população que necessita de assistência hospitalar dentro da unidade de saúde municipal, ao mesmo tempo, servindo como formação e capacitação dos profissionais. Serão 142 recém-formados inseridos no Hospital Municipal, de diversas áreas da saúde como: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. E ainda, 20 alunos de graduação auxiliando e prestando assistência à população do município e região.

O diretor geral da Unioeste, campus Foz do Iguaçu, Sergio Moacir Fabriz, enfatiza o sentimento de orgulho por dar início ao projeto tão importante de qualificação multiprofissional junto ao Hospital Municipal. “A Unioeste, campus Foz do Iguaçu, tem esse papel importante na sociedade de ajudar na formação e transformação das pessoas, então é com muita alegria e orgulho que estamos dando início às atividades do projeto. Quero agradecer aos profissionais por virem até a Unioeste e participar do projeto e também a Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Hospital Padre Germano Lauck”, declara.

Para o diretor geral do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, André Ricardo Di Buriasco, a parceria entre o Hospital, a Unioeste e a Itaipu Binacional, vai melhorar a assistência de saúde na tríplice fronteira. “Estamos em uma região onde os desafios na área da saúde são enormes, temos características epidemiológicas muito específicas e essa parceria é crucial e essencial para que possamos cada vez mais dar uma assistência hospitalar mais humana e eficiente para a população de Foz do Iguaçu e região”, afirma.

Já o reitor da Unioeste, Prof. Dr. Alexandre Webber, comenta que o projeto de extensão é de suma importância para a saúde pública da região. “A Unioeste já fez um projeto similar durante a pandemia da Covid-19, mas agora amplia muito mais essa assistência. O projeto além de trazer habilidades aos profissionais, também qualifica a saúde pública da nossa região”, enfatiza.

O prefeito municipal de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, vê esse convênio entre a Unioeste, Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal e o Hospital Municipal Padre Germano Lauck como um marco na transformação e qualificação profissional na área da saúde em Foz do Iguaçu. “Nosso município, irá se transformar em um dos grandes polos de saúde do Paraná e esse convênio forma, qualifica e coloca no mercado pessoas preparadas para atender e salvar a vida da população”, diz.

Segundo a assessora de responsabilidade social da Itaipu Binacional, Fiorinda Pezzat, para a Itaipu está sendo uma grande satisfação poder participar desse convênio e suporte financeiro para atender as demandas da Unioeste e do Hospital Municipal, como também da comunidade da tríplice fronteira. “Atender as demandas de saúde é certeza que muitos cidadãos iguaçuenses e da região serão atendidos com os recursos e a capacitação investida pela Unioeste e pela Itaipu Binacional”, conclui.

Os estudantes que participarão do projeto também tiveram a oportunidade de expressar sua empolgação em fazer parte desse curso pioneiro na região. Eles ressaltaram a importância de adquirir conhecimentos teóricos e práticos na área da assistência hospitalar e manifestaram seu comprometimento em contribuir para o avanço da saúde na comunidade.

A parceria entre a Universidade, o poder público e a instituição de saúde promete oferecer uma formação de excelência aos futuros profissionais da área, proporcionando benefícios significativos à população de Foz do Iguaçu e região.

Texto: Assessoria de Comunicação/ Campus Foz do Iguaçu