04 de Janeiro Dia Mundial do Braille

Data foi criada em 2018, pela ONU, em homenagem ao aniversário do francês Louis Braille

O Sistema Braille nasceu na França, em 1825, por Louis Braille e de lá para cá continua sendo usado em todo o mundo por pessoas com deficiência visual.

O sistema Braille possibilita ler e escrever com representação tátil, letras de todo o alfabeto, números, figuras geométricas e símbolos musicais que propiciam a escrita e leitura, por meio  da combinação de 1 a 6 pontos entre si.

É lido da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mãos e tradicionalmente escrito em papel relevo. Por ser uma linguagem universal, pode ser adaptado a diversos alfabetos na grande maioria dos países. Além de livros e publicações especializadas, é possível encontrar informações no sistema braile em elevadores, museus, cardápios de restaurante, entre outros.

"O Braille possibilitou que eu estudasse. Desde as primeiras séries, segundo grau, graduação até o estudo de línguas, estudei espanhol e inglês utilizando somente o braille. Ele alfabetiza a criança, o adulto, em todo momento. É a forma que temos de acessar conteúdos, acervos e isso confirma a importância do sistema", explica Ivan José de Pádua, Assessor de Igualdade e Promoção Social da Unioeste, que é deficiente visual.

#PraTodosVerem: Foto colorida mostra mão de homem utilizando o sistema braille. Sobre a imagem, o texto: 04 de janeiro; dia mundial do braille. No lado esquerdo inferior, o texto: 04 de janeiro, Dia Mundial do Braille, um toque de amor nas pontas dos dedos. No lado direito inferior: a logo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.