Unioeste inaugura monumento de irmandade entre Cascavel/Brasil e Beitunia/Palestina constitucionalizada em 2018

Na última sexta-feira (08), foi inaugurado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o monumento histórico que marca a irmandade entre Cascavel e Beitunia -Palestina, criada em Lei Ordinária em 2018. Na época, representantes palestinos estiveram na Universidade e plantaram duas oliveiras simbolizando essa amizade.

O monumento tem a intenção de não deixar essa irmandade, nem as oliveiras caírem no esquecimento. “Temos aqui uma singela contribuição da Unioeste, no espaço da Universidade, para de alguma forma, lembrar da importância da amizade entre as pessoas e entre os povos”, disse professor Vilmar Malacarne, que organizou os trâmites para a construção do monumento.

Segundo o professor, já havia crescido mato em torno das oliveiras, e estavam esquecidas, após redescobri-las, surgiu a ideia de eternizá-las. “Não bastava apenas recuperar as duas oliveiras, era preciso recuperar o que elas significavam, muito mais do que uma planta de oliveira, significam muita coisa. Este monumento significa a história de tudo isso: uma visita muito generosa de pessoas da palestina na nossa humilde Universidade, da amizade que se constituiu a partir daí e dessa irmandade entre as duas cidades. E ela está aqui, em lugar estratégico, para que as pessoas passem e compreendam como é importante que as pessoas sejam amigas, amizade é uma coisa muito bonita”.

De acordo com o diretor-geral do campus de Cascavel, Aníbal Diniz, é uma história que precisa ser registrada, por isso o campus caminhou junto, apoiando a tramitação da construção do monumento. “Esse espaço é para comemorar e eternizar essa irmandade entre as cidades. A relação entre os nossos povos, que aqui na Universidade recebemos todos, é muito antiga, desde a nossa redescoberta há tantos anos, nós construímos uma raça de união. É uma cultura que temos no Brasil, de acolhimento, receptividade, de harmonia com as pessoas, vivemos isso no país, na região e na Universidade muito mais”, ressalta Aníbal.

Para a inauguração, estiveram presentes representantes de Cascavel e da Universidade, e representantes palestinos.  “É essa amizade que nos traz aqui e nos faz ser os seres humanos mais gratos de todos os tempos a vocês”, disse o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Rabah.

Monumento

O monumento possui a letra “C”, com as cores do Brasil, que representa Cascavel, e a letra B, com as cores da Palestina, que representa a cidade de Beitunia, e uma placa com a escrita: “No ano de 2018, neste local, cidadãos brasileiros e palestinos apertaram suas mãos em sinal de amizade e plantaram duas oliveiras para marcar esse momento. Assim, nasce a irmandade entre Cascavel, PR – Brasil e Beitunia, – Palestina (Lei Ordinária do município de Cascavel Nº 6848 de 16 de maio de 2018). Este monumento une simbolicamente Cascavel e Beitunia pela construção de um mundo sem guerras, genocídios, limpezas étnicas e supremacismos, no qual os povos vivam em paz e harmonia”.