Clínica de Odontopediatria da Unioeste realiza comemoração de Natal

Em clima natalino, a clínica de Odontopediatria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve seus últimos dias de atendimento do ano com muita alegria, decoração e contou até com o Papai Noel na equipe.

Inspirado nas clínicas onde a professora Renata Zoraida Rizental Delgado realizou o doutorado, na Universidade de São Paulo (USP), os acadêmicos do curso de Odontologia do campus Cascavel, realizaram os atendimentos na clínica integrada infantil na quarta-feira (06) e na clínica de odontopediatria na quinta-feira (07), com fantasias e decoração, além de entregarem um picolé para as crianças no final do atendimento.

A professora Renata conta que quis trazer essa ideia para a Unioeste para fazer um acolhimento melhor para as crianças nessa época. “Criança gosta dessa magia do Natal, então a gente mobilizou os alunos, eles também ganham notas na clínica de conceito e tudo mais, e se empenham bastante. Cada um ficou responsável por arrumar seu box, e fizemos uma força tarefa. Também estamos dando um picolézinho para as crianças, para saírem felizes desse dia, para poder começar a comemorar o Natal”.

E realmente o clima natalino traz resultados positivos na rotina da odontologia da Universidade, e claro, dos pacientes também. Segundo a professora responsável pela clínica de odontopediatria, Maria de Fátima Monteiro Tomasin, até as crianças mais velhas entram na brincadeira de conversar com o Papai Noel. “As crianças estão amando. E nosso objetivo é esse, trazer o espírito natalino do amor, alegria e paz, e com isso criar um vínculo com as crianças. Toda vez que a gente consegue criar um vínculo com a criança, de ter mais afinidade, deles passarem a ter mais confiança na gente, é válido, faz toda a diferença no tratamento pediátrico”, ressalta.

A questão da mudança da rotina também é válida para os acadêmicos. Durante a comemoração de Natal na clínica, ao invés de sentar-se na cadeira de dentista, o acadêmico Matheus de Lima, do quarto ano do curso de Odontologia da Unioeste, vestiu a roupa de Papai Noel e fez a diferença no atendimento às crianças. “É muito legal porque você percebe como elas respondem, elas aparecem, respondem de maneira diferente a cada estímulo que a gente dá, e nessa época, esse estímulo positivo só faz com que elas tenham mais vontade de voltar aos atendimentos ano que vem”.

A clínica e os pacientes da Odontopediatria terminaram o ano com muita alegria e bagagem para que 2024 seja mais feliz ainda.