Dia Mundial do Solo: Professores da Unioeste e Núcleo Paranaense de Ciência do Solo publicam cartilha

Os professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, realizaram a publicação da cartilha “Principais Solos da Mesorregião Oeste do Paraná: abordagem para educadores do ensino fundamental e médio”, juntamente com o Núcleo Estadual do Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR). A cartilha será disponibilizada no dia 05 de dezembro, Dia Internacional do Solo.

Segundo a professora do curso de Geografia da Unioeste e membro da atual diretoria do NEPAR, Marcia Regina Calegari, a cartilha faz parte de uma coleção que o NEPAR vem desenvolvendo há alguns anos, visando a produção de material que atenda às necessidades didático-pedagógicas de professores da educação básica, em relação ao ensino do solo. A cartilha sobre os solos do oeste paranaense foi desenvolvida com base nos projetos de extensão “O Solo na Escola”, do curso de Licenciatura em Geografia, e “Educação Ambiental com foco nos solos”, do curso de Agronomia, ambos do Campus de Marechal Cândido Rondon. Esses projetos desenvolvem ações extensionistas com práticas educativas alternativas metodológicas e embasamento teórico apoiadas em materiais didáticos e lúdicos, para ensinar os conteúdos sobre “solo” e “meio ambiente” na Educação Básica, popularizando a ciência do solo e a educação em solos junto à comunidade escolar da região, bem como estudantes da graduação e pós-graduação e demais interessados. Ambos os projetos desenvolvem materiais didáticos alternativos que são utilizados durante os atendimentos ao público (oficinas, vistas guiadas, tutoriais), e através deles tem-se um apoio prático para a abordagem dos temas relacionados ao solo. Os conteúdos apresentados na publicação contribuem para a divulgação de informações sobre a importância socioambiental do solo para a comunidade regional, com foco no uso, conservação e proteção de um ambiente sustentável.

“O NEPAR têm investido nesses materiais, pois a divulgação do conhecimento científico e a Educação em Solos são mecanismos que visam popularizar e levar ao máximo de pessoas as informações que já existem sobre o solo. Isso é importante porque o solo é a base de qualquer sociedade organizada, mas apesar disso ainda é um segmento do ambiente muito pouco conhecido pela população em geral. A maioria das pessoas pensam os solos como "terra", como algo desprovido de propriedades ou atributos capazes de lhes diferenciar. E na verdade os solos possuem características que os distinguem uns dos outros, sendo alguns deles mais apropriados para uma ou outra finalidade”, explicou a Diretora Estadual do NEPAR, Nilvânia Aparecida de Mello.

Nilvânia também explica a funcionalidade do material e a importância dele. “Estou muito feliz de ver essa publicação sendo distribuída ainda neste ano, sob a nossa gestão, porque ela dá sequência ao que acreditamos ser o conhecimento fundamental sobre o solo: primeiro precisamos entender que os solos são diferentes, o que é atingido com outros materiais, que propõem conhecer os solos de determinadas regiões do Paraná. Depois temos este material, que procura demonstrar as boas práticas de uso e conservação dos solos. Então é como um ciclo que se completa”.

A publicação, além de ser um material básico de apoio teórico, também foi pensado para todos aqueles que queiram conhecer as principais classes de solo na mesorregião do Oeste do Paraná e suas respectivas limitações e potenciais de uso urbano e rural, conservação e aspectos da paisagem onde estão inseridos. A distribuição do material é gratuita e ficará à disposição para download no site do NEPAR ( https://sbcs-nepar.org.br/wp-content/uploads/2023/11/Cartilha-solos-oeste-PR-versao-final.pdf)