Unioeste recebe seis credenciamentos para ambientes de inovação

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná recebeu seis certificados de credenciamento do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec), como ambientes promotores de inovação. Os certificados foram entregues pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) que aconteceu no dia 22/11/2023, durante o 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, em Guarapuava.

De acordo com a diretora executiva da Agência de Inovação da Unioeste (Unioeste INOVA), professora Maria da Piedade Araújo, a Universidade recebeu credenciamento para os seguintes ambientes promotores de inovação: Agência de Inovação (Unioeste INOVA);  para duas incubadoras  – UNIHUB Campus Foz do Iguaçu e UNIHUB Campus Toledo; para dois espaços Markers sendo um do Campus de Marechal Cândido Rondon e o outro de Cascavel e o HUB de Inovação do Núcleo de Práticas de Administração, Contabilidade e Economia (NUPEACE) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Campus de Cascavel.

A professora Piedade salientou a importância dos credenciamentos dos ambientes promotores de inovação, pois somente os ambientes credenciados pelo Separtec poderão concorrer aos editais de fomento destinados a estes ambientes. Ao todo foram credenciados 188 ambientes em todo o Estado e já foram publicados dois editais, que permanecerão abertos até fevereiro de 2024, totalizando R$ 33 milhões, sendo que R$ 19,25 milhões serão para fomentar os ambientes promotores de inovação vinculados a ICTs.  Os Ambientes Promotores de Inovação, principalmente os da Unioeste, objetivam impulsionar a criatividade, ideação e o empreendedorismo inovador. No caso da nossa Agência de Inovação, por exemplo, além de sermos responsáveis pela proteção da Propriedade Intelectual (PI) da Unioeste, também temos a incumbência de transferi-la para a comunidade externa.

Na ocasião participaram da entrega dos certificados de credenciamento a profa. Maria da Piedade Araújo e a residente da Agência de Inovação Maria Milla. A professora. Piedade recebeu os certificados dos demais ambientes promotores de inovação para os coordenadores. A Incubadora UNIHUB Campus Foz do Iguaçu é coordenada pelo professor Eduardo César Dechech,  a UNIHUB Campus Toledo é coordenada pelo professor Altevir Signor; o Espaço  Marker do Campus de Rondon e coordenado pelo professor Ericson Hideki Hayakawa e o do Campus de Cascavel pela professora Elenita Conegero Pastor Manchope. O HUB de Inovação NUPEACE é coordenado pela professora. Sandra Mara Stocker Lago.