HUOP: Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica realiza última reunião de 2023

A equipe do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (Socb) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), realizou nesta segunda-feira (4), a última reunião do ano de 2023 com pacientes pré e pós procedimento cirúrgico no auditório HUOP, localizado no 3º andar do prédio do Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais (CEAPAC).

No total, cerca de 40 participantes estiveram reunião entre pacientes e acompanhantes. Na ocasião foram repassadas orientações pelos profissionais do projeto e os pacientes que estão há mais tempo e fizeram o procedimento puderam trocar experiências sobre como é o processo de participar do Socb.

Adriane Maria Jabonski, 33 anos, passou pela cirurgia há cerca de três meses e hoje conta que é uma nova pessoa. “Estou me redescobrindo, sou uma nova pessoa, uma nova Adriane. E saber de todo o processo que passei aqui neste ano e meio desde que entrei no projeto. Antes da cirurgia eu eliminei cerca de 10 quilos de gordura seguindo todo o protocolo de acompanhamento repassado pela equipe do serviço e agora após a intervenção cirúrgica foram 20 quilos eliminados. Hoje continuo fazendo todo o acompanhamento que é necessário, principalmente o psicológico que é muito importante e por ter uma boa rede de apoio em casa, que são nossos familiares. Temos que saber viver um dia após o outro e sou muito feliz por tudo que aprendi aqui com toda a equipe”, finalizou Adriane.

Como chegar até o Socb

A pessoa deve passar por uma avalição com um profissional em uma unidade básica de saúde da sua cidade ou região e depois é encaminhada para a 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde até chegar ao HUOP. O coordenador do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HUOP, doutor Allan Cézar Faria de Araújo, explica como é realizado o encaminhamento do paciente para o projeto.

“Existem formulários específicos mostrando quando há indicação de encaminhamento para o Centro de Referência específico. Esse formulário é encaminhado para a regional de saúde que acaba fazendo a distribuição nos serviços credenciados para a cirurgia bariátrica. Aqui em Cascavel nós temos do Hospital Universitário e um hospital particular que prestam esse serviço. Então, o atendimento do paciente obeso começa na atenção primária, passando pela atenção especializada e hospitalar”, explicou o coordenador do projeto.

Os pacientes retornam para acompanhamento do projeto em fevereiro de 2024 e cada um sabe o que deve ser feito para alcançar uma melhor qualidade de vida nesse período, é vivendo um dia de cada vez, é ganhando cada batalha que se alcança a vitória.

Feliz fim de ano e um 2024 repleto de realizações a cada paciente do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HUOP.

-Assessoria de Comunicação Social.
Fotos: Guilherme Silveira/HUOP.