Centro Acadêmico de Pedagogia faz cerimônia dos jalecos

O Centro Acadêmico do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, realizou na última sexta-feira à noite, a entrega de jalecos para o segundo ano do curso, um evento repleto de significado para futuros educadores.

O curso de Pedagogia, ofertado no campus de Cascavel (turmas matutino e noturno) foi implantado no ano de 1972. Concepções de didática e teorias pedagógicas construídas ao longo da história do pensamento educacional. Com a criação da Unioeste, em dezembro de 1994, passaram a fazer parte da Instituição cursos de Pedagogia em Foz do Iguaçu (noturno) Francisco Beltrão (matutino).

A cerimônia teve um clima de celebração, pois os profissionais usam o jaleco em suas atividades profissionais. Os alunos foram convocados por nome e receberam o jaleco com respeito e comprometimento.

O profissional da área de Pedagogia pode atuar como professor de primeiro e segundo graus, administrador escolar e educador de adultos. No mercado de trabalho o pedagogo pode trabalhar em instituições públicas ou particulares em dois campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores.

A aluna Maria Celestee Belizário, integrante do CA, diz que a cerimônia teve o intuito de promover uma conscientização entre os estudantes do segundo ano, que já começam estágios, sobre um movimento e reflexão a respeito da valorização da docência. “No segundo ano começa o contato dos estudantes com a área por meio do estágio obrigatório”, frisa.