Curso de Ciências Biológicas da Unioeste recebe selo de qualidade nacional

O curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, recebeu o Selo CFBio (Conselho Federal de Biologia) de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas do Conselho Federal de Biologia. A entrega aconteceu durante a 4ª edição da Conferência Nacional de Biologia (ConfeBio) e do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, realizados de 07 a 09 de novembro de 2023, em Brasília, ambos com a participação da Diretoria do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Presidentes e Vice-Presidentes do Sistema CFBio/CRBios, Conselheiros Federais, Conselheiros Regionais e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas de todo o Brasil.

O Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas é uma honraria criada pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio) com o intuito de despertar o interesse para a melhoria da qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas no País.

Segundo o coordenador do curso, Professor Doutor Celso Aparecido Polinarski, o evento foi uma oportunidade ímpar, pois possibilitou uma profunda reflexão sobre o papel do bacharelado e licenciatura na área e também como definir estratégias para o fortalecimento dos cursos de Ciências Biológicas de ambas as modalidades. “Assim reforçando a necessidade dos formados de se registrar nos conselhos, participar das discussões, solicitar inclusões de áreas que possam trabalhar e possuem qualidade técnica e científica para assumir”.

Para o professor, receber o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológica denota uma conquista coletiva do curso “e de todos que participam direta e indiretamente do Curso, mas principalmente dos docentes, discentes, técnicos e agentes institucionais”.

Polinarski destaca, ainda, que o evento foi um espaço crucial para a troca de experiências e discussão de temas relevantes para a área e fala da entrega do selo. “O momento aguardado do evento foi a entrega do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas, que reconheceu o esforço e a excelência de cursos de Ciências Biológicas das diversas regiões do país, que avaliou cursos de Bacharelado e Licenciatura, sendo avaliados com suas especificidades, e o curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Unioeste foi um dos agraciados”.

Ciências Biológicas na Unioeste

O curso de Ciências Biológicas começou na Unioeste a partir da Licenciatura de 1º grau oferecido pela então Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel (Fecivel), que a partir de 1986 passou-se a oferecer a modalidade “Habilitação em Biologia”. Com a criação da Unioeste, em 1995, o curso foi implantado na modalidade Bacharelado e Licenciatura, e em 2003 se separam implantando a licenciatura no período noturno, estrutura atual.

A graduação em Biologia proporciona conhecimentos da diversidade dos seres vivos e consciência da necessidade da conservação do ambiente e do manejo da biodiversidade. Esta área proporciona a formulação de políticas de saúde, de meio ambiente, de biotecnologia e de gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto nos de melhoria da qualidade de vida. O biólogo pode exercer orientações, direções, assessoramentos, prestação e consultoria a instituições e a empresas. Além disso, atua na realização de perícias e emissão de laudos ou pareceres técnicos.