Professores da Unioeste participam dos Congressos Brasileiro e Latino-Americano de Ciência do Solo

Docentes do curso de Geografia do Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon, participaram do XXIII Congresso Latino-americano de Ciência do Solo (CLACS) e do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS) que aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina.

Abordando o tema, “América Latina e a boa governança de seus solos e biomas: possibilidade ou utopia?”, o objetivo dos Organizadores era que os congressistas tivessem a oportunidade de participar de uma discussão ampla sobre o papel do solo na sociedade atual, seus impactos não somente na agricultura, mas também nos biomas quando se discute sobre desastres naturais, mudanças climáticas, aquecimento global, segurança hídrica e alimentar, planejamento rural e urbano, entre tantos outros. Desse modo as conferências e os simpósios geraram debates sobre a importância ambiental do recurso natural solo e seu papel no desenvolvimento econômico e social do Brasil, América Latina e Caribe e demais países participantes do evento.

A docente Marcia Calegari, do campus Marechal Cândido Rondon, membro da atual diretoria do Núcleo Paranaense de Ciência do Solo e vice-líder da Comissão de Paleopedologia da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, relata que participar do congresso foi uma experiência incrível. “No curso de Geografia temos conseguido conciliar a pesquisa, a extensão e o ensino do solo. Ter participado nesse congresso foi uma oportunidade de trocar conhecimentos com profissionais renomados na área da ciência dos solos, aprender com as pesquisas apresentadas, além de divulgar nosso curso, laboratórios, pesquisas e nossa instituição. Voltei para Marechal com novos contatos e possibilidades de parcerias que nos ajudarão a avançar em nossas pesquisas e atuação junto à comunidade. Ademais é muito gratificante ver como a Unioeste está bem representada nesse evento e como estamos contribuindo para avanços na área de ciências do solo, da nossa instituição e do nosso curso", finalizou Calegari.

Os professores Vanda Moreira Martins e Mateus Marchesan Pires, também do campus de Marechal Cândido Rondon apresentaram os resultados dos projetos de extensão "Solo na escola" e participando/atuando nas oficinas relacionadas a esta temática, já a professora Marcia Calegari, apresentou trabalhos relacionados às pesquisas em estudos paleoambientais e estudos de Gênese e conservado solo, que têm sido desenvolvidos dentro do Laboratório Multiusuário de Estudos Ambientais (LEDA) em parceria com várias instituições de ensino superior do Brasil, contando com o apoio da direção de campus, Reitoria, Fundação Araucária e da Itaipu.