Unioeste: Campus de Foz do Iguaçu realiza solenidade para divulgação de concorrência eletrônica para a reconstrução das instalações
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, realizou nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, uma solenidade para a divulgação da concorrência eletrônica que visa a reconstrução do campus universitário.
Em 2021, o campus da universidade foi atingido por um vendaval danificando praticamente toda a estrutura da instituição. Imediatamente foram efetuados pedidos de apoio para as instituições parceiras. Em 2023, a Itaipu sinalizou positivamente ao apoio solicitado para o processo de reconstrução do campus.
Com a assinatura do convênio, inicia uma nova etapa do processo, que é a concorrência eletrônica (processo licitatório) para as obras. A Itaipu Binacional disponibilizará um total de R$1.362.849,23. A reconstrução será de todo o prédio administrativo: três blocos de sala de aula e uma passarela, finalizando assim a reforma da estrutura mais atingida pelo vendaval. “Com essa ação, a Itaipu assume o mérito de ser a instituição que mais colaborou com a reconstrução do campus de Foz do Iguaçu, ação que revitaliza não só os prédios, mas a esperança e a vontade de toda comunidade”, diz o Diretor Geral do campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, Prof. Fernando José Martins.
Segundo Diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, é vital essa ajuda para reestruturar e reformar a Unioeste, após os desastres naturais em 2021. “A Unioeste sempre cumpriu com o papel de ajudar na ciência, no conhecimento e no desenvolvimento, não só no Oeste do Paraná, mais do Estado como um todo. Então para nós, ajudar a liberar esse recurso de mais de um milhão de reais é também ajudar a ciência e devolver para a universidade tudo aquilo que ela tem contribuído para a Itaipu e a sociedade”, comenta.
Para o Superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Wilson João Zonin, este gesto é um símbolo de confiança no trabalho importante que é realizado por todos da Unioeste. “Tive a oportunidade de acompanhar como colega e professor da instituição o verdadeiro drama que aconteceu aqui no campus de Foz do Iguaçu em 2021, porém a gente via também uma grande corrente de solidariedade das pessoas, por isso não medimos esforços para ajudar a universidade nessa reforma e restruturação”, afirma.
A reconstrução do campus da Unioeste em Foz do Iguaçu é uma iniciativa importante para promover melhorias estruturais e proporcionar um ambiente adequado para a comunidade acadêmica. O projeto busca modernizar as instalações físicas, visando oferecer melhores condições de ensino, pesquisa e extensão aos estudantes, professores e demais servidores.
O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, ressalta a importância desse momento histórico para a universidade: “Agradecemos muito essa parceria com a Itaipu Binacional neste momento, a empresa é uma grande parceira da nossa universidade e em especial do campus da Unioeste de Foz do Iguaçu”, diz.
A partir de agora o processo de concorrência eletrônica será conduzido de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos pela Unioeste, garantindo a transparência e a igualdade de oportunidades para todas as empresas interessadas em participar da reconstrução do campus. Os interessados deverão seguir as orientações e requisitos divulgados no edital de licitação disponível em: https://midas.unioeste.br/sgav/arqvirtual#/detalhes/?arqVrtCdg=24179
Texto: Assessoria de Comunicação – Campus de Foz do Iguaçu