Unioeste: Campus de Foz do Iguaçu participa do 25º Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada no Rio Grande do Sul

Estudantes e professores do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus de Foz do Iguaçu, participaram do 25º Simpósio de Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR), a principal conferência sobre VR e AR no Brasil, que aconteceu no Rio Grande do Sul.

O Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada é reconhecido como um ponto de encontro para pesquisadores, profissionais e entusiastas da área de VR e AR. O evento promove a troca de conhecimentos, apresentação de pesquisas e discussões sobre as últimas tendências e avanços nesse campo.

O Prof. Claudio Roberto Marquetto Mauricio, destacou a importância da participação dos estudantes no evento: “A participação dos estudantes do curso de Ciência da Computação da Unioeste em um evento como o SVR 2023 oferece uma importante experiência na formação acadêmica. Este simpósio é reconhecido como a principal conferência de Realidade Virtual e Aumentada no Brasil e tem ganhado destaque internacional. O ambiente oferecido pelo SVR é riquíssimo em termos de aprendizado, networking e exposição às últimas tendências em RV e RA. Essa participação não apenas fortalece o relacionamento entre a Unioeste (LabCG) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), mas também promove o crescimento acadêmico e profissional de nossos estudantes, capacitando-os para desafios futuros no campo em rápida evolução da Realidade Virtual e Aumentada”, diz.

Em uma entrevista, Francisco Del'Gaudio, estudante do curso de Ciência da Computação da Unioeste, compartilhou um pouco sobre a sua pesquisa e experiência de participar do evento: “A minha pesquisa e apresentação tratam de um estudo sobre os efeitos adversos na saúde que os diferentes tipos de movimentação causam no usuário de realidade virtual. Foi realizado graças ao Fundo Paraná, PTI, Unioeste, LabCG e os professores Cláudio e Fabiana do Centro de Engenharia e Ciências Exatas da instituição. Foi minha primeira experiência com a comunidade científica, e poder publicar num evento desta magnitude, com tantos gurus da tecnologia participando de todos os lugares do mundo causa muito nervosismo, porém motiva a continuar na produção científica, abre caminhos e soluções que só é possível num ambiente como esse. Definitivamente é muito satisfatório poder estar aqui, e fazer parte do evento”, finaliza.

A Unioeste, com sua sólida formação acadêmica em Ciência da Computação, e sob coordenação dos docentes Fabiana Frata e Claudio Roberto Marquetto Mauricio que estiveram acompanhando os estudantes até o 25º Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada no Rio Grande do Sul, reafirma seu compromisso em promover o ensino de qualidade e incentivar a participação dos alunos em eventos científicos de destaque nacional e internacional.

Texto: Assessoria de Comunicação – Campus Foz do Iguaçu