Projetos de Geografia e História mostram uso didático de jogos

Os cursos de Geografia e História do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) também apresentaram projetos inovadores no Paraná Faz Ciência e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizados na Universidade Estadual de Londrina (UEL), desde segunda-feira, 06. Trata-se do LabLud: Laboratório de Pesquisa e Produção de Jogos Educativos de História, um projeto que visa a pesquisa e o desenvolvimento de protótipos de jogos educativos e materiais didáticos de caráter lúdico no ensino de História, e Geografia o Lab Maker, que conduz os alunos ao aprendizado por meio de jogos. O objetivo desses projetos é utilizar novos instrumentos no processo de ensino aprendizagem, já que hoje os games marcam presença no cenário nacional.

As coordenadoras dessas iniciativas, as professoras doutoras Aparecida Darc de Souza e Claudia Monteiro, dizem que além do LabLud foi apresentado o Geo Lab Maker é um Espaço Maker. Atualmente, os games marcam presença no cenário nacional: uma pesquisa da Game Brasil 2020 constatou que 73,4% dos brasileiros usam jogos eletrônicos, independentemente da plataforma, e 62% jogam games educativos.

Os projetos atendem as mudanças mundiais e têm o intuito de disponibilizar diferentes ferramentas e equipamentos para o desenvolvimento de projetos individuais ou colaborativos. “Os dois projetos tem como base princípios
do protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento”, enfatizam.

A Missão do Geo Lab Maker , por exemplo, é " inovar a educação, capacitando professores e levando os alunos a explorarem seu potencial máximo por meio de experiências de aprendizado prático, com o uso de recursos tecnológicos avançados e materiais didáticos personalizados", afirmam as professoras, ao acrescentar que o uso de jogos construídos com o objetivo de ensinar História tem o potencial de promover situações em que os estudantes vivenciam e experimentam os dilemas, as expectativas de diferentes sujeitos em diferentes circunstâncias históricas.

Ao utilizarem essas ferramentas, os estudantes mergulham dentro de uma narrativa, de um contexto e de um personagem, “assim percebem que precisam desenvolver empatia, um sentimento necessário para formar uma consciência histórica, pautada não no ato de julgar, mas de compreender e explicar o passado. Durante a execução do projeto, notou-se que experiências vivenciadas no ato de jogar, sob muitos aspectos, são comparadas a um processo de imersão no conhecimento”, relatam as pesquisadoras.

O eixo central dos projetos mostra que tais atitudes frente à educação são fundamentais para tornar o conhecimento histórico uma ferramenta útil para todos os estudantes elaborarem sua intervenção na realidade que os cercam. “O Géo Lab Maker é um Espaço Maker que disponibiza diferentes ferramentas e equipamentos para o desenvolvimento de projetos individuais ou colaborativos, tendo como um dos princípios o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento.” Atualmente conta com parcerias de professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em História e Ciências da Computação.