Projeto de Nutri Ação está no Paraná Faz Ciência

O Projeto de Extensão Nutri Ação desenvolvido pelo curso de Nutrição da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Francisco Beltrão, está entre os 14 selecionados pela Instituição para serem apresentados no Paraná Faz Ciência e na 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), ambos abertos oficialmente no dia 6, na Universidade de Londrina (UEL). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a UEL.

O Projeto de Extensão Nutri Ação visa promover a educação alimentar e nutricional aos alunos do ensino público e conta com parceria da Prefeitura de Francisco Beltrão.

Segundo os participantes do projeto, estar entre os selecionados para a evento dessa magnitude é um grande feito, pois todo o trabalho realizado por um grupo sai da dimensão de onde é realizado, para ser divulgado para um público maior, ganhando espaço e notoriedade.

Até o momento, o projeto conta com a participação de docentes e discentes e já atendeu 21 escolas do município de Francisco Beltrão, das quais sete na zona rural e 14 escolas na área urbana, totalizando 3 mil alunos.

O Paraná Faz Ciência e a 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), são realizados com apoio das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar); das federais do Paraná (UFPR), da Integração Latino-Americana (Unila), da Fronteira Sul (UFFS), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Também participam a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR – Grupo Marista), a secretaria estadual da Educação (SEED), o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Unopar Anhanguera e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR)

O projeto

A Professora Doutora Maryelle Cristina Souza Aguiar, uma das coordenadoras do projeto presentes na Paraná Faz Ciência, explica que a exposição do Nutri Ação acontece da seguinte forma: a apresentação de escolhas na área de leguminosas, chamada de Caixa Surpresa, seguido de Jogo de Aromas, mostra de especiarias e ervas para uso nos alimentos, no intuito de diminuir o consumo de sal e açúcar. Foi apresentado, ainda, o trabalho intitulado Cinco ao Dia, que tem o propósito de incentivar o consumo de cinco alimentos saudáveis por dia, além da distribuição de material educativo.

As ações atendem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica . “É muito enriquecedor estar aqui porque temos a possibilidade de fazer uma interação de conhecimentos e de levar o nosso trabalho a um público maior. Tudo isso favorecer melhores escolhas alimentares”.